Aula sobre Conjuncoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade proposta é uma abordagem que utiliza a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida para o ensino das conjunções. Nessa abordagem, os alunos serão responsáveis por pesquisar e estudar previamente o conteúdo sobre as conjunções por meio de materiais fornecidos pelo professor, como vídeos, textos e exercícios. Durante a atividade em sala de aula, os alunos gravarão videoaulas, onde explicarão os conceitos das conjunções e apresentarão exemplos práticos do seu uso em frases. Eles terão a oportunidade de compartilhar suas videoaulas com a turma, promovendo a troca de conhecimentos e a aprendizagem colaborativa. Essa atividade busca incentivar a autonomia dos alunos, o desenvolvimento da habilidade de comunicação oral e o aprofundamento do conhecimento sobre conjunções, de forma participativa e interativa.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes da atividade, os alunos deverão receber um material de estudo sobre conjunções, contendo definições, exemplos e exercícios.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos estudam o material fornecido e realizam os exercícios propostos para familiarizarem-se com o uso das conjunções.

  3. Etapa 3 - Elaboração de exemplos

    Ainda em casa, cada aluno é responsável por selecionar dois exemplos de frases utilizando conjunções. Os exemplos devem representar diferentes tipos de conjunções, como adversativas, concessivas, explicativas, entre outras.

  4. Etapa 4 - Gravação de videoaulas

    Na atividade presencial, em pequenos grupos, os alunos gravam videoaulas explicando o conceito de conjunções e apresentando os exemplos que eles elaboraram. Eles podem utilizar recursos visuais, como slides ou quadro branco, para auxiliar na explicação.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento e feedback

    Os alunos compartilham suas videoaulas com a turma. Cada aluno assiste às videoaulas dos colegas e fornece feedback construtivo, destacando pontos fortes e sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Oriente uma discussão em grupo entre os alunos para revisar e aprofundar o tema das conjunções. Durante a discussão, aborde os conceitos aprendidos, apresente exemplos adicionais e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Aplicação prática

    Os alunos realizam atividades práticas em sala de aula, como a elaboração de frases utilizando diferentes conjunções ou a identificação de conjunções em textos. Forneça orientações e esclareça dúvidas durante a atividade.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    A avaliação dos alunos pode ser baseada na participação nas discussões em grupo, no desempenho nas atividades práticas e na qualidade das videoaulas produzidas. Você pode também aplicar uma avaliação escrita, com questões sobre o tema das conjunções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreensão e uso adequado das conjunções;
  • Colaboração e troca de conhecimentos;
  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de conjunções e sua aplicação em frases;
  • Utilização das conjunções corretamente nos exemplos e nas atividades práticas propostas;
  • Participação e colaboração.

Ações do professor

  • Preparação e disponibilização do material de estudo;
  • Fornecer orientações aos alunos sobre a elaboração dos exemplos, a gravação das videoaulas e a realização das atividades práticas;
  • Mediação da discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Estudar o material fornecido sobre as conjunções e realizar os exercícios propostos em casa;
  • Selecionar e elaborar exemplos de frases utilizando diferentes tipos de conjunções;
  • Gravação das videoaulas explicando o conceito de conjunções e apresentando os exemplos elaborados;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Realização das atividades práticas;