Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Faça uma introdução sobre a importância das conjunções e conectores no inglês, destacando a sua função principal na construção de frases e textos mais coesos e coerentes. Explique que as conjunções e conectores podem ser utilizados de diferentes maneiras para expressar uma variedade de ideias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o assunto e os objetivos da atividade. Contextualize o tema com exemplos práticos e situações reais. Oriente os alunos na formação dos grupos e na escolha dos temas a serem trabalhados.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre seu tema e coletar informações relevantes. Você deve estar disponível para acompanhar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Organização das informações

    Os estudantes devem organizar as informações coletadas em um modelo de avaliação por pares, incluindo os critérios de avaliação. Você deve orientar os grupos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Os alunos vão preparar e ensaiar a apresentação oral do projeto. Esteja disponível para dar feedbacks e sugestões.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo vai apresentar seus projetos para a turma. Os outros alunos devem avaliar o projeto dos colegas seguindo os critérios definidos pelo grupo. Acompanhe e avalie a apresentação.

  6. Etapa 6 - Avaliação e feedback

    Os grupos também devem avaliar a si mesmos e aos colegas a partir dos critérios definidos. Dê feedbacks aos grupos sobre seus desempenhos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua a aula destacando as principais aprendizagens adquiridas e promovendo uma reflexão sobre a experiência vivida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar conectores de forma adequada e contextualizada;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o assunto e contextualizá-lo com exemplos práticos e situações reais;
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha dos temas a serem trabalhados;
  • Acompanhar e auxiliar os grupos durante todo o processo, tirando dúvidas e dando feedbacks;
  • Estimular a participação de todos os alunos e promover a colaboração entre os grupos;
  • Avaliar o resultado dos projetos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Formar grupos e escolher o tema a ser trabalhado;
  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema;
  • Organizar as informações em um modelo de avaliação por pares, incluindo os critérios de avaliação;
  • Preparar e ensaiar a apresentação oral do projeto;
  • Participar ativamente das discussões e colaborar com os colegas de grupo.