Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Faça uma introdução sobre a importância das conjunções e conectores no idioma inglês, destacando a sua função principal na construção de frases e textos mais coesos e coerentes. Explique que as conjunções e conectores podem ser utilizados de diferentes maneiras para expressar uma variedade de ideias.

  1. Etapa 1 - Organização da Turma

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, e distribua para cada grupo uma folha grande de papel, lápis e borracha.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Explique que os estudantes devem elaborar um mapa conceitual sobre as conjunções e conectores. A ideia central será "Conjunctions and Connectors", e as sub-ideias deverão ser as diferentes formas de conjunções e conectores que eles aprenderam, como adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese. Encoraje os alunos a incluir exemplos de cada um desses tipos de conectores no mapa conceitual, usando diferentes cores para indicar as diferentes conexões.

  3. Etapa 3 - Níveis de Profundidade

    Cada grupo deve incluir pelo menos dois níveis de profundidade em seu mapa conceitual. Por exemplo, eles podem incluir sub-ideias para cada tipo de conectores, como "Indicadores de adição - And, Also, Moreover, Furthermore" e "Indicadores de Oposição - But, Yet, Nevertheless, However". Os alunos devem se esforçar para incluir o maior número de sub-ideias possível em cada nível de profundidade.

  4. Etapa 4 - Revisão dos Mapas Conceituais

    Depois que os grupos terminarem seus mapas conceituais, peça que troquem seus trabalhos com outro grupo e façam uma revisão. Cada grupo deve identificar pelo menos uma sub-ideia ou exemplo que ainda não está incluído em seu próprio mapa conceitual e adicionar essa informação.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Depois da revisão, cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual e discutir as diferentes formas de conectores incluídas, bem como exemplos práticos que possam ser utilizados em frases e textos em inglês.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a apresentação de cada grupo.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Para finalizar, dê um feedback geral sobre a aula e ajude os alunos a relacionar o que eles aprenderam com situações do mundo real em que as conjunções e os conectores são importantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Promover a colaboração e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Adequação do mapa conceitual.
  • Quantidade e qualidade das sub-ideias e exemplos.
  • Criatividade na elaboração do mapa.
  • Participação em grupo.
  • Contribuição para a revisão.

Ações do professor

  • Explicar a importância das conjunções e conectores no idioma inglês.
  • Orientar os grupos durante a elaboração do mapa conceitual.
  • Dar feedback sobre a aula e relacionar o que foi aprendido com situações do mundo real.

Ações do aluno

  • Elaborar o mapa conceitual com as sub-ideias e exemplos.
  • Revisar e adicionar informações em outro mapa conceitual.
  • Apresentar seu mapa conceitual e discutir as diferentes formas de conectores incluídos.