Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O conhecimento sobre conjunções e conectores é fundamental para a produção de textos coesos e coerentes. Nesta atividade, os alunos vão explorar diferentes tipos de conjunções e conectores, suas funções em uma frase e como utilizá-los de forma adequada em diferentes contextos.
Etapa 1 - – Mapa de empatia
Os alunos vão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo do texto e identificar as principais necessidades e desafios no uso de conjunções e conectores.Etapa 2 - – Brainstorm
Peça que os estudantes trabalhem em grupo para listar diferentes conjunções e conectores e em que situações eles devem ser utilizados.Etapa 3 - – Seleção dos principais pontos
Cada grupo vai selecionar os principais pontos discutidos durante o brainstorming.Etapa 4 - – Organização das informações
Os grupos devem organizar as informações selecionadas em uma tabela, destacando as diferentes funções das conjunções e conectores em uma frase.Etapa 5 - – Produção de texto em grupo
Os alunos vão trabalhar em grupos para produzir um texto que utilize um conjunto de conjunções e conectores. O objetivo é utilizar corretamente os conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.Etapa 6 - – Socialização das produções
Cada grupo deve socializar sua produção em sala, compartilhando com os demais colegas as estratégias utilizadas na utilização das conjunções e conectores.Etapa 7 - – Avaliação
Avalie os alunos quanto ao uso correto e apropriado dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese, bem como a coerência e coesão do texto produzido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
- Trabalhar a habilidade de trabalho em equipe e o pensamento crítico.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de produzir textos coerentes e coesos.
Critérios de avaliação
- Uso adequado dos conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
- Coerência e coesão do texto produzido.
- Participação e colaboração em grupo.
- Domínio do tema abordado.
- Criatividade na produção textual.
Ações do professor
- Apresentar o tema e suas principais características.
- Acompanhar o processo de criação do mapa de empatia.
- Orientar as atividades em grupo.
- Dar feedback aos alunos durante a produção textual.
- Avaliar as produções textuais dos alunos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Realizar o brainstorming em grupo.
- Selecionar os principais pontos discutidos durante o brainstorming.
- Organizar as informações selecionadas em uma tabela.
- Produzir um texto em grupo.