Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O uso adequado de conjunções e conectores em inglês é fundamental para uma comunicação clara e coesa. Nesta atividade, os alunos vão estudar as diferentes categorias de conjunções e conectores, sua utilização e sua importância em textos argumentativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula por meio de slides e explicação oral. Busque utilizar exemplos retirados de textos reais.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um texto argumentativo com lacunas a serem preenchidas com conectores e conjunções. Divida a turma em grupos para que seja feita uma discussão para identificar os conectores e sua função no texto.

  3. Etapa 3 - Criação do Modelo de Infográfico

    Os alunos, divididos em grupos, vão criar um modelo de infográfico contendo as lacunas a serem preenchidas com os conectores e conjunções estudados.

  4. Etapa 4 - Atividade Prática

    Eles devem preencher as lacunas do modelo de infográfico com os conectores e conjunções adequados. Nessa etapa, você pode fornecer uma lista com alguns conectores para facilitar a escolha dos grupos. Exemplos Práticos:

    \- Adição: In addition, furthermore, moreover, besides.

    Example: I like studying English. In addition, I also like studying Spanish.

    \- Condição: If, in case, unless, provided that.

    Example: If it's raining, we'll stay inside.

    \- Oposição: However, nevertheless, although, despite.

    Example: I don't like playing soccer. Nevertheless, I play it with my friends.

    \- Contraste: But, yet, still, whereas.

    Example: I'm not good at math, but I'm good at languages.

    \- Conclusão: Therefore, thus, so, consequently.

    Example: I studied hard. Therefore, I passed the test.

    \- Síntese: In short, in summary, to sum up, in conclusion.

    Example: In short, learning English is very important for my future.


  5. Etapa 5 - Revisão em Grupo

    Os grupos vão trocar os modelos e revisar o trabalho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Produção de Texto

    Os alunos vão produzir um texto argumentativo utilizando os conectores e conjunções estudados. Forneça temas para serem discutidos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Textos

    Peça que os alunos apresentem seus textos para a turma e avalie a utilização dos conectores e conjunções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
  • Promover a autonomia e o engajamento dos alunos na aprendizagem através da metodologia ativa Estudo de Caso.
  • Estimular a reflexão crítica e o trabalho em grupo para a construção de textos argumentativos coerentes e bem estruturados.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos conectores e conjunções no texto produzido pelos alunos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do modelo de infográfico.
  • Habilidade dos alunos em identificar e aplicar corretamente os conectores estudados em atividades práticas.
  • Coerência e coesão do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo estudo da língua inglesa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do modelo de infográfico em grupo.
  • Preenchimento das lacunas do modelo com os conectores adequados.
  • Revisão do trabalho dos colegas em grupo.
  • Produção de um texto argumentativo utilizando os conectores e conjunções estudados.