Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula por meio de slides e explicação oral. Busque utilizar exemplos retirados de textos reais.Etapa 2 - Estudo de Caso
Apresente um texto argumentativo com lacunas a serem preenchidas com conectores e conjunções. Divida a turma em grupos para que seja feita uma discussão para identificar os conectores e sua função no texto.Etapa 3 - Criação do Modelo de Infográfico
Os alunos, divididos em grupos, vão criar um modelo de infográfico contendo as lacunas a serem preenchidas com os conectores e conjunções estudados.Etapa 4 - Atividade Prática
Eles devem preencher as lacunas do modelo de infográfico com os conectores e conjunções adequados. Nessa etapa, você pode fornecer uma lista com alguns conectores para facilitar a escolha dos grupos. Exemplos Práticos:\- Adição: In addition, furthermore, moreover, besides.
Example: I like studying English. In addition, I also like studying Spanish.
\- Condição: If, in case, unless, provided that.
Example: If it's raining, we'll stay inside.
\- Oposição: However, nevertheless, although, despite.
Example: I don't like playing soccer. Nevertheless, I play it with my friends.
\- Contraste: But, yet, still, whereas.
Example: I'm not good at math, but I'm good at languages.
\- Conclusão: Therefore, thus, so, consequently.
Example: I studied hard. Therefore, I passed the test.
\- Síntese: In short, in summary, to sum up, in conclusion.
Example: In short, learning English is very important for my future.
Etapa 5 - Revisão em Grupo
Os grupos vão trocar os modelos e revisar o trabalho dos colegas.Etapa 6 - Produção de Texto
Os alunos vão produzir um texto argumentativo utilizando os conectores e conjunções estudados. Forneça temas para serem discutidos.Etapa 7 - Apresentação dos Textos
Peça que os alunos apresentem seus textos para a turma e avalie a utilização dos conectores e conjunções.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.
- Promover a autonomia e o engajamento dos alunos na aprendizagem através da metodologia ativa Estudo de Caso.
- Estimular a reflexão crítica e o trabalho em grupo para a construção de textos argumentativos coerentes e bem estruturados.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos conectores e conjunções no texto produzido pelos alunos.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos na criação do modelo de infográfico.
- Habilidade dos alunos em identificar e aplicar corretamente os conectores estudados em atividades práticas.
- Coerência e coesão do texto produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
- Despertar o interesse dos alunos pelo estudo da língua inglesa.
- Estimular a criatividade e a colaboração em sala de aula.
Ações do aluno
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação do modelo de infográfico em grupo.
- Preenchimento das lacunas do modelo com os conectores adequados.
- Revisão do trabalho dos colegas em grupo.
- Produção de um texto argumentativo utilizando os conectores e conjunções estudados.