Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Introduza o tema Conjunctions and Connectors, explicando o que são e qual é a sua função na língua inglesa. Além disso, apresente exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.
Etapa 1 - Contextualização
Introduza o tema Conjunctions and Connectors, explicando o que são e qual é a sua função na língua inglesa. Além disso, apresente exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.Etapa 2 - Preparação da atividade
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregar para cada grupo uma folha com um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que devem ser utilizados como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 3 - Sala de aula invertida
Disponibilize materiais em formato de vídeo ou áudio para serem assistidos pelos alunos antes da aula, com as explicações sobre os diversos tipos de conectores.Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade
Os grupos devem construir frases utilizando alguns dos conectores apresentados nas etapas anteriores e depois discutir com a turma quais os tipos de conectores utilizados. Você deve orientá-los na escolha dos conectores adequados para cada situação apresentada.Etapa 5 - Feedback dos alunos
Cada grupo deve preencher a Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade desenvolvida e apresentando sugestões para melhorar a compreensão sobre o tema.Etapa 6 - Identificação dos critérios de avaliação
Apresente à turma os critérios de avaliação..Etapa 7 - Encerramento
Faça uma avaliação geral da atividade e dos resultados obtidos pelos alunos. Além disso, você deve reforçar a importância da utilização dos conectores na construção de um discurso coeso e coerente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
- Promover a participação dos alunos em atividades em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias produções.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos conectores.
- Participação em grupo.
- Domínio sobre o tema.
- Expressão clara e coerente.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para a atividade.
- Orientar os alunos na escolha dos conectores adequados.
- Avaliar a atividade desenvolvida pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir aos materiais disponibilizados pelo professor antes da aula.
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Identificar os conectores utilizados nas frases apresentadas.