Aula sobre Conjunctions And Connectors Conjuncoes E Conectores

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Introduza o tema Conjunctions and Connectors, explicando o que são e qual é a sua função na língua inglesa. Além disso, apresente exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Introduza o tema Conjunctions and Connectors, explicando o que são e qual é a sua função na língua inglesa. Além disso, apresente exemplos práticos para que os alunos possam entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Preparação da atividade

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregar para cada grupo uma folha com um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que devem ser utilizados como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Disponibilize materiais em formato de vídeo ou áudio para serem assistidos pelos alunos antes da aula, com as explicações sobre os diversos tipos de conectores.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade

    Os grupos devem construir frases utilizando alguns dos conectores apresentados nas etapas anteriores e depois discutir com a turma quais os tipos de conectores utilizados. Você deve orientá-los na escolha dos conectores adequados para cada situação apresentada.

  5. Etapa 5 - Feedback dos alunos

    Cada grupo deve preencher a Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade desenvolvida e apresentando sugestões para melhorar a compreensão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Identificação dos critérios de avaliação

    Apresente à turma os critérios de avaliação..

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma avaliação geral da atividade e dos resultados obtidos pelos alunos. Além disso, você deve reforçar a importância da utilização dos conectores na construção de um discurso coeso e coerente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
  • Promover a participação dos alunos em atividades em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias produções.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos conectores.
  • Participação em grupo.
  • Domínio sobre o tema.
  • Expressão clara e coerente.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a atividade.
  • Orientar os alunos na escolha dos conectores adequados.
  • Avaliar a atividade desenvolvida pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir aos materiais disponibilizados pelo professor antes da aula.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Identificar os conectores utilizados nas frases apresentadas.