Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que os números irracionais são aqueles que não podem ser escritos como uma fração simples, ou seja, não podem ser representados por um número finito de casas decimais ou por uma fração. Alguns exemplos de números irracionais são √2,πe √3.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente o seguinte problema aos alunos: "Como podemos reconhecer um número irracional e estimar sua localização na reta numérica?". Peça para eles reponderem e vá registrando a ideias para poderem debater coletivamente sobre elas.Etapa 2 - Formação de grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas. Deixe claro que cada grupo precisar eleger um líder que será responsável por garantir a entrega da atividade dentro do prazo determinado por você.Etapa 3 - Pesquisa
Definidos os grupos e as lideranças, peça para pesquisarem sobre os números irracionais e como eles podem ser reconhecidos e localizados na reta numérica. Importante que você forneça material de consulta aos alunos (livros, enciclopédias, revistas, outros) ou leve os grupos para utilizarem a sala de tecnologia para fazer a pesquisa na internet.Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Os resultados da pesquisa devem ser registrados pelos alunos conforme o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, a partir do preenchimento dos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do professor.Etapa 5 - Apresentação
Estimule os alunos a apresentarem os resultados da pesquisa e o modelo da dinâmica dos 3 Qs para a turma. Todos os membros do grupo precisam participar da apresentação. Aproveite este momento para fazer perguntas ao grupo, como também, para tirar dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Fechamento
Faça um resumo sobre o tema dos números irracionais, destacando como eles podem ser reconhecidos e localizados na reta numérica.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios definidos para as etapas de pesquisa e apresentação, além de avaliar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer um número irracional.
- Aprender a estimar a localização dos números irracionais na reta numérica.
- Promover a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Estimular a comunicação, o registro e o processo avaliativo.
Critérios de avaliação
- Habilidade em identificar e estimar a posição de números irracionais na reta numérica.
- Participação ativa nas atividades e discussões propostas.
- Qualidade da apresentação oral.
- Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o problema para os alunos.
- Conduzir a discussão e tirar as dúvidas da turma.
- Fazer uma revisão do conteúdo apresentado.
- Avaliar as respostas apresentadas pelos alunos na Dinâmica dos 3Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os números irracionais.
- Registrar os resultados da pesquisa no modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar suas pesquisas para a turma.
- Participar ativamente das atividades e discussões propostas.