Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os números irracionais são aqueles que não podem ser representados por uma fração, ou seja, não podem ser escritos na forma de a/b, onde a e b são números inteiros. Eles são infinitos e não periódicos, não possuindo um padrão de repetição. Alguns exemplos de números irracionais são √2, π (número pi) e ɸ (número fi).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Reflita com os alunos sobre o problema real de como engajar as pessoas no entendimento do assunto “Conjunto dos números irracionais”. Discuta sobre a dificuldade de identificar e representar os números irracionais em retas numéricas e como isso impacta na resolução de situações do cotidiano. Defina a problemática, tornando-a mais próxima dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos para criarem um mapa de empatia sobre a temática dos conjuntos dos números irracionais, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem utilizar post-its e desenhos para preencher cada campo. O objetivo principal desta atividade é que os alunos se coloquem no lugar de alguém que precisa identificar e representar os números irracionais e, assim, entender suas necessidades e desafios.

  3. Etapa 3 - Definição

    Retome o objetivo da aula que é o desenvolvimento da habilidade de identificar e representar números irracionais em uma reta numérica. Peça para os alunos definirem o problema a ser resolvido e as possíveis soluções. Para isso, oriente os alunos a utilizarem os registros do mapa de empatia para que estes sejam o norte deles nas tomadas de decisões. Aproveite este momento para apresentar o conceito de números irracionais com mais profundidade aos alunos, trazendo exemplos práticos, como a medida da diagonal de um quadrado de lado 1.

  4. Etapa 4 - Ideação

    Peça aos alunos para criar exemplos práticos de números irracionais e discutir em grupo como eles podem ser representados na reta numérica. Incentive a criatividade e a colaboração entre eles. Lembre os alunos de pensarem em soluções práticas e de fácil aplicação por outras pessoas.

  5. Etapa 5 - Prototipação

    Estimule os alunos a criarem uma representação analógica dos números irracionais, utilizando materiais como palitos de dente, barbante, papel e lápis. Oriente os alunos na construção dos protótipos e garanta que todos tenham a oportunidade de participar.

  6. Etapa 6 - Teste

    Reserve um momento para os grupos testarem os protótipos criados e avaliarem a eficácia deles. Incentive a reflexão sobre os resultados obtidos e a busca por melhorias.

  7. Etapa 7 - Implementação

    Peça aos alunos para implementarem a solução escolhida e apresentarem os resultados para a turma. Aproveite para avaliar o desempenho e o nível de aprendizagem dos alunos.

  8. Etapa 8 - Fechamento

    Faça um fechamento da atividade, retomando as principais etapas do Design Thinking e os aprendizados ao longo da jornada. Peça para os alunos fazerem uma reflexão individual sobre o processo de aprendizagem e a eficácia da solução implementada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar um número irracional.
  • Estimar a localização de alguns números irracionais na reta numérica.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de números irracionais.
  • Habilidade em representar números irracionais na reta numérica.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criação adequada do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de números irracionais e exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação de suas representações analógicas.
  • Acompanhar os alunos nas atividades e tirar suas dúvidas.
  • Estimular a participar e as discussões coletivas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o tema.
  • Criar exemplos práticos de números irracionais.
  • Criar uma representação analógica de reta numérica para os números irracionais.
  • Participar das atividades e discussões e avaliar o grupo, a atividade e o próprio desempenho.