Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Os números irracionais são aqueles que não podem ser representados como uma fração de dois números inteiros. Eles são infinitos e não periódicos, o que significa que suas casas decimais nunca se repetem. Alguns exemplos de números irracionais são √2, π (número pi) eɸ (número fi). Esses números são importantes na Matemática, com aplicações em diversas áreas, como na Computação, na Física e na Engenharia.
Etapa 1 - Introdução
Inicialmente, explique o que são números irracionais, apresentando alguns exemplos, como também, destacando as diferenças deles com os números racionais. Apresente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida, tirando as dúvidas dos alunos.Etapa 2 - Estudo de caso
Compartilhe com a turma um estudo de caso envolvendo números irracionais. Oriente os alunos a analisar o caso e a identificar os números irracionais envolvidos. Importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite também para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros.Etapa 3 - Criação do modelo de infográfico
Estimule os alunos a criarem um modelo de infográfico para inserir as principais informações sobre os números irracionais abordados no estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.Etapa 4 - Pesquisa
Peça aos alunos para preencherem o infográfico a partir dos resultados levantados durante a pesquisa sobre esta temática.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Organize uma breve apresentação dos infográficos criados pelos alunos para a turma. Faça perguntas aos alunos como: i) qual foi o maior desafio desta atividade?, ii) o que você aprendeu sobre números irracionais?, iii) como o estudo de caso te auxiliou na elaboração do infográfico?.Etapa 6 - Exercícios
Indique um ou dois exercícios sobre números irracionais para que os alunos possam responder aplicando os conceitos aprendidos na aula. Peça para compartilharem os resultados com o colega do lado, de maneira que possam se ajudar e aprender juntos nesta atividade.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo a verificação do conhecimento dos alunos, reforçando os conceitos principais. Aproveite para incentivar a turma a continuar estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito e identificar exemplos de números irracionais.
- Aplicar os números irracionais em contextos reais.
- Aproximar os estudantes do método científico.
- Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
- Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema.
- Participação e colaboração em grupo.
- Criatividade na criação do infográfico.
- Reflexão sobre os resultados e pontos-chave registrados.
- Identificação e aplicação correta dos números irracionais em contextos reais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus exemplos e explicar o conceito de números irracionais.
- Fornecer o estudo de caso e o material para a criação do infográfico.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar da discussão sobre o tema.
- Ler o estudo de caso, definir o problema e realizar a pesquisa.
- Criar e apresentar os resultados da pesquisa por meio de um infográfico.
- Discutir em grupo sobre os números irracionais identificados.
- Dar feedback ao professor.