Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que os números irracionais são aqueles que não podem ser escritos como uma fração simples, ou seja, não podem ser representados por um número finito de casas decimais ou por uma fração. Cite alguns exemplos de números irracionais como a raiz quadrada de 2, pi e o número de ouro. Aproveite para destacar o quanto estes números são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a Física e a Engenharia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do jogo

    Explique o objetivo da atividade e apresente o jogo de tabuleiro que será desenvolvido pelos alunos. Apresente as regras do jogo e como ele será utilizado para estimular a habilidade de reconhecer os números irracionais e sua localização na reta numérica. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus jogos de tabuleiros: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo. Lembre os grupos de que eles são responsáveis por separar os recursos e materiais necessários para a atividade.

  3. Etapa 3 - Definição do tema e regras do jogo

    Apoie os grupos na escolha do tema relacionado aos números irracionais para desenvolver no jogo. Alguns exemplos de temas são: propriedades dos números irracionais, operações com números irracionais e aplicações dos números irracionais. Peça aos alunos para definirem as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos pinos, as perguntas e as ações dos _cards_.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Oriente os estudantes a criarem o jogo de tabuleiro com as seguintes características:

    \- Tabuleiro com 51 casas

    \- Dado com 6 faces

    \- Pinos para cada jogador

    \- Cards de perguntas e ações relacionados ao tema escolhido

    Vale destacar que o objetivo final do jogo é chegar à última casa do tabuleiro, que representa a compreensão completa dos números irracionais pelo jogador.


  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Oriente os grupos a testarem o jogo, fazendo os ajustes necessários para melhorar a jogabilidade e a compreensão do tema. Aproveite para passar por cada um dos grupos, acompanhando a atividade e tirando dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do jogo

    Peça para cada grupo apresentar o jogo para a turma, explicando as regras e o tema desenvolvido. Estimule que todos os membros do grupo, inclusive o líder, responda às dúvidas e perguntas dos colegas da turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos seguintes critérios:

    \- Participação e colaboração em grupo

    \- Criatividade e originalidade na criação do jogo

    \- Compreensão do tema desenvolvido

    \- Habilidade em reconhecer e localizar números irracionais na reta numérica

    \- Desempenho durante as atividades e apresentação do jogo


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e localizar números irracionais na reta numérica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a compreensão do tema de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Compreensão do tema desenvolvido.
  • Habilidade em reconhecer e localizar números irracionais na reta numérica.
  • Desempenho durante as atividades e apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto antes de iniciar a aula.
  • Apresentar o jogo de tabuleiro e explicar as regras.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e no desenvolvimento do jogo.
  • Disponibilizar os recursos e materiais necessários para a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks para aprimoramento do jogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo.
  • Escolher um tema relacionado aos números irracionais.
  • Criar o jogo de tabuleiro com as características estabelecidas.
  • Testar o jogo e fazer ajustes necessários.
  • Apresentar o jogo para a turma e explicar o tema desenvolvido.