Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Etapa 1 - Apresentação do jogo
Explique o objetivo da atividade e apresente o jogo de tabuleiro que será desenvolvido pelos alunos. Apresente as regras do jogo e como ele será utilizado para estimular a habilidade de reconhecer os números irracionais e sua localização na reta numérica. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus jogos de tabuleiros: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo. Lembre os grupos de que eles são responsáveis por separar os recursos e materiais necessários para a atividade.Etapa 3 - Definição do tema e regras do jogo
Apoie os grupos na escolha do tema relacionado aos números irracionais para desenvolver no jogo. Alguns exemplos de temas são: propriedades dos números irracionais, operações com números irracionais e aplicações dos números irracionais. Peça aos alunos para definirem as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos pinos, as perguntas e as ações dos _cards_.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Oriente os estudantes a criarem o jogo de tabuleiro com as seguintes características:\- Tabuleiro com 51 casas
\- Dado com 6 faces
\- Pinos para cada jogador
\- Cards de perguntas e ações relacionados ao tema escolhido
Vale destacar que o objetivo final do jogo é chegar à última casa do tabuleiro, que representa a compreensão completa dos números irracionais pelo jogador.
Etapa 5 - Teste do jogo
Oriente os grupos a testarem o jogo, fazendo os ajustes necessários para melhorar a jogabilidade e a compreensão do tema. Aproveite para passar por cada um dos grupos, acompanhando a atividade e tirando dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Apresentação do jogo
Peça para cada grupo apresentar o jogo para a turma, explicando as regras e o tema desenvolvido. Estimule que todos os membros do grupo, inclusive o líder, responda às dúvidas e perguntas dos colegas da turma.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos seguintes critérios:\- Participação e colaboração em grupo
\- Criatividade e originalidade na criação do jogo
\- Compreensão do tema desenvolvido
\- Habilidade em reconhecer e localizar números irracionais na reta numérica
\- Desempenho durante as atividades e apresentação do jogo
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e localizar números irracionais na reta numérica.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula.
- Promover a compreensão do tema de forma lúdica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Compreensão do tema desenvolvido.
- Habilidade em reconhecer e localizar números irracionais na reta numérica.
- Desempenho durante as atividades e apresentação do jogo.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto antes de iniciar a aula.
- Apresentar o jogo de tabuleiro e explicar as regras.
- Orientar os grupos na escolha do tema e no desenvolvimento do jogo.
- Disponibilizar os recursos e materiais necessários para a atividade.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks para aprimoramento do jogo.
Ações do aluno
- Participar ativamente em grupo.
- Escolher um tema relacionado aos números irracionais.
- Criar o jogo de tabuleiro com as características estabelecidas.
- Testar o jogo e fazer ajustes necessários.
- Apresentar o jogo para a turma e explicar o tema desenvolvido.