Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os números irracionais são aqueles que não podem ser representados como uma fração de dois números inteiros. Eles são infinitos e não periódicos, ou seja, não possuem um padrão de repetição em sua representação decimal. Alguns exemplos de números irracionais são √2, π (número pi) e o número ɸ (número fi). Esses números são importantes na Matemática, com diversas aplicações em áreas como Física, Engenharia e Computação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são números irracionais. Aproveite para contextualizar o assunto aos alunos, mostrando exemplos práticos de situações em que esses números são utilizados, além de tirar as dúvidas deles.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre números irracionais. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1:

    Os alunos irão jogar um jogo de cartas em que terão que identificar se um número é racional ou irracional.

    Estação 2:

    Os alunos irão construir uma reta numérica e marcar a posição de alguns números irracionais.

    Estação 3:

    Os alunos irão calcular a raiz quadrada de alguns números e identificar se eles são racionais ou irracionais.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs.: Que bom, Que pena e Que tal. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que os números irracionais são utilizados, como na construção de edifícios e na programação de computadores. Deixe claro o uso dos números irracionais nestes casos e seus benefícios.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Compartilhe um ou mais problemas que envolvem números irracionais para os alunos resolverem individualmente, como calcular a área de um círculo ou a diagonal de um quadrado. Caso eles não consigam terminar em sala, peça para fazerem como atividade de casa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo, destacando três pontos principais de tudo que foi apresentado e aprendido sobre a temática de números irracionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer um número irracional e diferenciá-lo de um número racional, entendendo que sua representação decimal é infinita e não periódica.
  • Aprender a estimar a localização dos números irracionais na reta numérica.
  • Estimular a capacidade de resolver problemas que envolvem números irracionais.
  • Promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades e discussões propostas.
  • Compreensão do conceito de números irracionais.
  • Habilidade em identificar e estimar a posição de números irracionais na reta numérica.
  • Habilidade em resolver problemas que envolvem números irracionais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema, contextualizá-lo e sanar as dúvidas dos alunos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades em cada estação.
  • Apresentar exemplos práticos de situações em que os números irracionais são utilizados.
  • Fazer uma revisão do conteúdo apresentado.
  • Avaliar as respostas apresentadas pelos alunos na Dinâmica dos 3Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades e discussões propostas.
  • Colaborar e trocar conhecimentos com os colegas.
  • Avaliar a atividade de cada estação a partir dos critérios da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolver problemas que envolvem números irracionais.