Aula sobre Conjuntos Dos Numeros Irracionais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Esta etapa de contextualização deve acontecer após a realização da etapa 1 - Pré-aula. Contextualize o assunto para os alunos, buscando fazer conexões com o material escolhido para o estudo em casa, ou seja, o material da pré-aula. Explique que os números irracionais são aqueles que não podem ser escritos como uma fração simples, ou seja, não podem ser representados por um número finito de casas decimais ou por uma fração. Cite alguns exemplos de números irracionais como a raiz quadrada de 2, pi e o número de ouro. Aproveite para destacar o quanto estes números são importantes na Matemática e em outras áreas do conhecimento, como a Física e a Engenharia.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um vídeo ou texto que explique o conceito de números irracionais e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O objetivo é que os estudantes cheguem à aula com uma base teórica sobre o assunto e, principalmente, com dúvidas e pontos a serem discutidos.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Oriente os alunos a criarem um mapa conceitual sobre os números irracionais. A ideia central do mapa deve ser "Conjuntos dos números irracionais" e as sub-ideias devem conter: definição e exemplos de números irracionais, representação decimal de números irracionais, localização de números irracionais na reta numérica, operações com números irracionais, relação entre números irracionais e números racionais, aplicações dos números irracionais em outras áreas do conhecimento e curiosidades sobre números irracionais.

  3. Etapa 3 - Discussão em pares

    Divida os alunos em duplas para poderem discutir as sub-ideias do mapa conceitual e elaborar um esquema para cada uma delas. Estimule os alunos a aprofundarem o conhecimento sobre cada sub-ideia, identificando as relações entre elas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Retome com os alunos os exemplos práticos de números irracionais, como a raiz quadrada de 2 e o número de ouro. Peça para eles identificarem a representação decimal desses números e compará-los com números racionais.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Separe a turma em grupos de 4 a 5 alunos para realizarem a atividade de estimar a localização de alguns números irracionais na reta numérica. A partir deste exercício, os estudantes vão tanto compreender melhor a posição dos números irracionais em relação aos números racionais quanto identificar a importância dos números irracionais na Matemática.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Peça para que cada grupo apresente os resultados da atividade, destacando as estratégias utilizadas para estimar a localização dos números irracionais na reta numérica.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos seguintes critérios: compreensão do conceito de números irracionais, elaboração do mapa conceitual, participação nas discussões em pares, resolução da atividade em grupo e apresentação dos resultados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer um número irracional e diferenciá-lo de um número racional, entendendo que sua representação decimal é infinita e não periódica.
  • Compreender a importância dos números irracionais na Matemática e em outras áreas do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de estimar a localização dos números irracionais na reta numérica.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de números irracionais.
  • Identificação, representação e localização dos números irracionais.
  • Elaboração do mapa conceitual.
  • Participação nas discussões em pares e atividades em grupo.
  • Apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo ou texto para a pré-aula.
  • Apresentar exemplos práticos de números irracionais.
  • Explicar e tirar dúvidas dos alunos em relação ao tema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material selecionado para a pré-aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre os números irracionais.
  • Discutir em pares as sub-ideias do mapa conceitual.
  • Realizar a atividade em grupo para estimar a localização de alguns números irracionais na reta numérica.
  • Apresentar os resultados da atividade em grupo.