Aula sobre Conquista Dos Direitos Das Mulheres

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A conquista dos direitos das mulheres é um tema importante e atual. Apesar de muitos avanços terem sido alcançados, ainda há muito a ser feito em relação à igualdade de gênero. Professor, nesta aula, explique que os alunos serão estimulados a entender melhor esse processo histórico e a importância da luta pelos direitos das mulheres. Apresente exemplos, previamente selecionados, de mulheres que se destacaram nessa luta e como suas ações impactaram a sociedade. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A conquista dos direitos das mulheres é um tema importante e atual. Apesar de muitos avanços terem sido alcançados, ainda há muito a ser feito em relação à igualdade de gênero. Professor, nesta aula, explique que os alunos serão estimulados a entender melhor esse processo histórico e a importância da luta pelos direitos das mulheres. Apresente exemplos, previamente selecionados, de mulheres que se destacaram nessa luta e como suas ações impactaram a sociedade. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente o tema e os objetivos da aula para os alunos. Em seguida, divida os alunos em grupos de até 5 pessoas, e cada grupo irá discutir sobre o que sabem a respeito da luta pelos direitos das mulheres. Depois, cada grupo irá compartilhar suas ideias com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Peça que os alunos criem um template de Design Sprint com 5 etapas: “Entender”, “Esboçar”, “Decidir”, “Prototipar” e “Testar”. O objetivo é que cada grupo apresente como seria o processo de Design Sprint para a conquista dos direitos das mulheres. Oriente os alunos sobre o que é cada etapa e como aplicá-las.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá escolher as melhores ideias para aplicar na sua proposta de Design Sprint. Os alunos devem discutir e justificar as escolhas feitas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo da proposta escolhida. Pode ser um cartaz, um vídeo, uma apresentação, ou qualquer outro formato que os alunos acreditarem ser adequado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe;
  • Refletir sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres na sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint;
  • Coerência e clareza na apresentação do protótipo;
  • Argumentação consistente na escolha das melhores ideias;
  • Habilidade em trabalhar em equipe;
  • Capacidade de reflexão e análise sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia Design Sprint;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Fazer intervenções pedagógicas durante as apresentações dos protótipos;
  • Estimular a reflexão sobre o tema e suas aplicações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para desenvolver as etapas do Design Sprint;
  • Apresentar ideias consistentes e justificar suas escolhas;
  • Criar um protótipo criativo e coerente;
  • Participar ativamente das discussões e reflexões sobre o tema.