Aula sobre Conquista Dos Direitos Das Mulheres

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Professor, explique aos alunos que a luta pelos direitos das mulheres é um tema importantíssimo na sociedade atual. Muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda há muito a ser feito. Nesta aula, desafie os alunos a estudar a conquista dos direitos das mulheres por meio da metodologia ativa Estudo de Caso. Divida-os em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e pensar em soluções. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e produção de infográficos para disseminação da informação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a luta pelos direitos das mulheres é um tema importantíssimo na sociedade atual. Muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda há muito a ser feito. Nesta aula, desafie os alunos a estudar a conquista dos direitos das mulheres por meio da metodologia ativa Estudo de Caso. Divida-os em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e pensar em soluções. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e produção de infográficos para disseminação da informação.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e seus principais aspectos, além de explicar a metodologia Estudo de Caso. Forme grupos de 4 a 5 alunos e peça que cada grupo escolha um tema específico sobre a conquista dos direitos das mulheres.

  3. Etapa 3 - Identificação

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma. Auxilie os alunos na escolha do problema e na formulação de perguntas para guiar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. Oriente os alunos na realização das entrevistas e na busca por fontes confiáveis de informação.

  5. Etapa 5 - Análise

    Com as informações coletadas, os grupos deverão analisar o contexto e identificar as causas do problema. Os alunos devem refletir sobre como o problema afeta a sociedade e as mulheres em particular.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação. O objetivo é identificar discrepâncias e entender melhor a situação do problema.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base nas análises e comparações realizadas, cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado. Os alunos devem pensar em ações práticas que possam contribuir para a disseminação da informação e a conscientização da sociedade.

  8. Etapa 8 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade na produção dos materiais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
  • Estimular a produção de infográficos como forma de disseminação da informação;
  • Promover a conscientização sobre a luta pelos direitos das mulheres e a importância da participação social.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise do problema;
  • Qualidade e originalidade dos infográficos produzidos;
  • Coerência e consistência na análise do contexto e na proposta de soluções.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema e nas perguntas para a pesquisa;
  • Auxiliar na identificação de fontes confiáveis de informação;
  • Incentivar a criatividade e a originalidade na produção dos infográficos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas e entrevistas para coleta de informações;
  • Analisar criticamente as informações coletadas e compará-las com dados oficiais;
  • Produzir infográficos criativos e originais para disseminação da informação.