Aula sobre Conquista Dos Direitos Das Mulheres

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que o tema "Conquista dos direitos das mulheres" é um assunto de extrema importância para ser discutido em sala de aula, pois nos últimos anos temos visto o aumento do debate sobre o empoderamento feminino e a luta por igualdade de gênero. É importante que os alunos entendam como as mulheres foram oprimidas ao longo da história e como a luta por seus direitos foi fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para contextualizar o assunto, você pode trazer exemplos, previamente selecionados, de mulheres que fizeram história, como Simone de Beauvoir, Malala Yousafzai e Maria da Penha, além de apresentar dados estatísticos sobre a violência contra a mulher no Brasil. O Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado nesta aula para que os alunos possam aprimorar sua habilidade de posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas sociais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o tema "Conquista dos direitos das mulheres" é um assunto de extrema importância para ser discutido em sala de aula, pois nos últimos anos temos visto o aumento do debate sobre o empoderamento feminino e a luta por igualdade de gênero. É importante que os alunos entendam como as mulheres foram oprimidas ao longo da história e como a luta por seus direitos foi fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para contextualizar o assunto, você pode trazer exemplos, previamente selecionados, de mulheres que fizeram história, como Simone de Beauvoir, Malala Yousafzai e Maria da Penha, além de apresentar dados estatísticos sobre a violência contra a mulher no Brasil. O Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado nesta aula para que os alunos possam aprimorar sua habilidade de posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas sociais.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Conquista dos direitos das mulheres" e sua importância. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  3. Etapa 3 - Divisão

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deve selecionar um subtema dentro do tema geral "Conquista dos direitos das mulheres" e realizar uma pesquisa sobre ele. É importante que você forneça materiais de pesquisa de qualidade para os alunos previamente selecionados por você.

  5. Etapa 5 - Elaboração

    Após a pesquisa, os grupos devem criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos selecionam um representante para apresentar o subtema e seus pontos de vista para a turma. Em seguida, os outros grupos podem fazer perguntas e comentários. É importante que você estimule o debate e a troca de ideias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Cada aluno deve avaliar individualmente o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 5. Oriente os alunos sobre como avaliar de forma justa e objetiva.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da luta pelos direitos das mulheres.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas sociais;
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações de qualidade;
  • Estimular a reflexão crítica sobre questões de gênero e igualdade.

Critérios de avaliação

  • Seleção e apresentação clara do subtema escolhido pelo grupo;
  • Qualidade da pesquisa realizada e seleção de informações relevantes;
  • Apresentação clara e objetiva das ideias e pontos de vista do grupo durante o debate;
  • Participação ativa de todos os membros do grupo durante o debate;
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica para avaliar os outros grupos.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Fornecer materiais de pesquisa de qualidade;
  • Orientar os alunos sobre como avaliar de forma justa e objetiva;
  • Estimular o debate e a troca de ideias;
  • Fazer um resumo dos principais pontos discutidos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Selecionar um subtema dentro do tema geral "Conquista dos direitos das mulheres";
  • Realizar uma pesquisa sobre o subtema escolhido;
  • Criar um template de avaliação por rúbrica;
  • Apresentar o subtema e seus pontos de vista para a turma durante o debate;
  • Avaliar individualmente o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica.