Aula sobre Conquista Dos Direitos Das Mulheres
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que o tema "Conquista dos direitos das mulheres" é um assunto de extrema importância para ser discutido em sala de aula, pois nos últimos anos temos visto o aumento do debate sobre o empoderamento feminino e a luta por igualdade de gênero. É importante que os alunos entendam como as mulheres foram oprimidas ao longo da história e como a luta por seus direitos foi fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para contextualizar o assunto, você pode trazer exemplos, previamente selecionados, de mulheres que fizeram história, como Simone de Beauvoir, Malala Yousafzai e Maria da Penha, além de apresentar dados estatísticos sobre a violência contra a mulher no Brasil. O Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado nesta aula para que os alunos possam aprimorar sua habilidade de posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas sociais.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que o tema "Conquista dos direitos das mulheres" é um assunto de extrema importância para ser discutido em sala de aula, pois nos últimos anos temos visto o aumento do debate sobre o empoderamento feminino e a luta por igualdade de gênero. É importante que os alunos entendam como as mulheres foram oprimidas ao longo da história e como a luta por seus direitos foi fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para contextualizar o assunto, você pode trazer exemplos, previamente selecionados, de mulheres que fizeram história, como Simone de Beauvoir, Malala Yousafzai e Maria da Penha, além de apresentar dados estatísticos sobre a violência contra a mulher no Brasil. O Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado nesta aula para que os alunos possam aprimorar sua habilidade de posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas sociais.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema "Conquista dos direitos das mulheres" e sua importância. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.Etapa 3 - Divisão
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 4 - Pesquisa
Cada grupo deve selecionar um subtema dentro do tema geral "Conquista dos direitos das mulheres" e realizar uma pesquisa sobre ele. É importante que você forneça materiais de pesquisa de qualidade para os alunos previamente selecionados por você.Etapa 5 - Elaboração
Após a pesquisa, os grupos devem criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Debate
Os grupos selecionam um representante para apresentar o subtema e seus pontos de vista para a turma. Em seguida, os outros grupos podem fazer perguntas e comentários. É importante que você estimule o debate e a troca de ideias.Etapa 7 - Avaliação
Cada aluno deve avaliar individualmente o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa 5. Oriente os alunos sobre como avaliar de forma justa e objetiva.Etapa 8 - Conclusão
Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da luta pelos direitos das mulheres.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas sociais;
- Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos;
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração;
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações de qualidade;
- Estimular a reflexão crítica sobre questões de gênero e igualdade.
Critérios de avaliação
- Seleção e apresentação clara do subtema escolhido pelo grupo;
- Qualidade da pesquisa realizada e seleção de informações relevantes;
- Apresentação clara e objetiva das ideias e pontos de vista do grupo durante o debate;
- Participação ativa de todos os membros do grupo durante o debate;
- Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica para avaliar os outros grupos.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC);
- Fornecer materiais de pesquisa de qualidade;
- Orientar os alunos sobre como avaliar de forma justa e objetiva;
- Estimular o debate e a troca de ideias;
- Fazer um resumo dos principais pontos discutidos ao final da aula.
Ações do aluno
- Selecionar um subtema dentro do tema geral "Conquista dos direitos das mulheres";
- Realizar uma pesquisa sobre o subtema escolhido;
- Criar um template de avaliação por rúbrica;
- Apresentar o subtema e seus pontos de vista para a turma durante o debate;
- Avaliar individualmente o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por rúbrica.