Aula sobre Conquista Dos Direitos Das Mulheres

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que o tema "Conquista dos direitos das mulheres" é extremamente relevante e atual. É importante que os eles compreendam que, durante muito tempo, as mulheres foram impedidas de exercerem seus direitos e que lutaram muito para conquistá-los. Nesta aula, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É fundamental que eles entendam a importância de reconhecer a luta das mulheres e valorizar seus direitos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o tema "Conquista dos direitos das mulheres" é extremamente relevante e atual. É importante que os eles compreendam que, durante muito tempo, as mulheres foram impedidas de exercerem seus direitos e que lutaram muito para conquistá-los. Nesta aula, eles irão trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É fundamental que eles entendam a importância de reconhecer a luta das mulheres e valorizar seus direitos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a aula apresentando o tema e sua relevância. Apresente aos alunos exemplos, previamente selecionados, de mulheres que fizeram história, como Malala Yousafzai e Marie Curie, e como suas lutas e conquistas foram importantes para a sociedade. Em seguida, divida os alunos em grupos e solicite que cada grupo escolha um líder.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações.

    Estação 1 - Vídeo:

    Os alunos desta estação assistirão a um vídeo, previamente selecionado por você, sobre a história da luta pelos direitos das mulheres. Em seguida, devem discutir sobre o que aprenderam e anotar os principais pontos. Como exemplo, você pode utilizar o vídeo: "História dos Direitos das Mulheres no Brasil", disponível no Youtube.

    Estação 2 - Debate:

    Os alunos desta estação devem realizar um debate sobre a importância dos direitos das mulheres na sociedade. Cada aluno deve apresentar seu ponto de vista e argumentar a favor ou contra a igualdade de gênero. Por exemplo: "A mulher deve ganhar o mesmo salário que o homem para exercer a mesma função?".

    Estação 3 - Texto:

    Os alunos desta estação devem ler um texto sobre a vida de uma mulher que lutou pelos seus direitos e escrever um pequeno resumo sobre o que aprenderam. Exemplo: "O diário de Anne Frank".


  4. Etapa 4 - Roda de conversa

    Os grupos devem se reunir e cada líder deve apresentar o que foi aprendido em sua estação. Em seguida, realize uma roda de conversa para discutir o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância do tema e como ele deve ser valorizado. Em seguida, entregue um material, anteriormente preparado por você, para que os alunos possam estudar mais sobre o assunto em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão sobre a importância dos direitos das mulheres na sociedade;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate entre os alunos;
  • Aprimorar a capacidade de leitura e compreensão de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade dos resumos produzidos pelos alunos;
  • Desempenho na roda de conversa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Conduzir as discussões e debates, incentivando a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar as tarefas com dedicação e empenho;
  • Contribuir com ideias e argumentos durante as discussões.