Aula sobre Conquista Dos Direitos Das Mulheres

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que a conquista dos direitos das mulheres é um tema fundamental para discutir em sala de aula, considerando que ainda há muita desigualdade de gênero em nossa sociedade. É importante que os alunos entendam como as mulheres lutaram para conquistar direitos básicos, como o direito ao voto, ao trabalho e à educação. Para tornar a aula mais envolvente e didática, leve exemplos práticos, previamente selecionados, como notícias sobre a luta das mulheres por igualdade salarial e contra a violência doméstica. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os estudantes criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a conquista dos direitos das mulheres é um tema fundamental para discutir em sala de aula, considerando que ainda há muita desigualdade de gênero em nossa sociedade. É importante que os alunos entendam como as mulheres lutaram para conquistar direitos básicos, como o direito ao voto, ao trabalho e à educação. Para tornar a aula mais envolvente e didática, leve exemplos práticos, previamente selecionados, como notícias sobre a luta das mulheres por igualdade salarial e contra a violência doméstica. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os estudantes criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explanação sobre a conquista dos direitos das mulheres, trazendo exemplos práticos e situando o tema no contexto atual.

  3. Etapa 3 - Criação

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a luta das mulheres pelos seus direitos e, em seguida, deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, relacionando o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais, explicando como chegaram às ideias e como as relacionaram ao tema. Professor, faça uma mediação da discussão, utilizando perguntas e trazendo exemplos práticos, previamente selecionados por você, para complementar as ideias apresentadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Divida os alunos em grupos e peça que eles discutam sobre a importância da conquista dos direitos das mulheres e como isso se relaciona com a sociedade atual. Faça a mediação do debate, estimulando a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Produção Textual

    Os alunos produzirão um texto reflexivo sobre a importância da conquista dos direitos das mulheres para a sociedade, relacionando com exemplos práticos e situações vivenciadas no cotidiano. Oriente a produção textual, dando dicas sobre como estruturar o texto e como utilizar as ideias apresentadas no mapa conceitual.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Os alunos apresentarão seus textos para a turma, explicando como estruturaram o texto e como utilizaram as ideias apresentadas no mapa conceitual. Faça a mediação da discussão, estimulando o debate e fazendo perguntas para aprofundar a reflexão sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula, destacando as principais ideias apresentadas pelos alunos e reforçando a importância da conquista dos direitos das mulheres para a sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social;
  • Promover a reflexão sobre a importância da conquista dos direitos das mulheres para a sociedade;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula;
  • Qualidade do mapa conceitual e do texto reflexivo produzido pelos alunos;
  • Capacidade de relacionar o tema com exemplos práticos e situações vivenciadas no cotidiano;
  • Clareza na apresentação dos trabalhos;
  • Capacidade de reflexão e argumentação durante o debate em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Mediar as discussões e debates;
  • Fazer perguntas para aprofundar a reflexão sobre o tema;
  • Orientar a produção textual e a criação do mapa conceitual;
  • Fazer uma síntese da aula, destacando as principais ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a luta das mulheres pelos seus direitos;
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, relacionando o tema e seus subtópicos;
  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Produzir um texto reflexivo sobre a importância da conquista dos direitos das mulheres para a sociedade;
  • Apresentar seus trabalhos para a turma.