Conservação das massas em uma transformação química
Nesta aula de Ciências vamos aprender sobre a conservação das massas em uma transformação química. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?
"Num recipiente ______, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos ______".
Atividade completaA)
aberto; produtos.B) aberto; reagentes.
C) fechado; produtos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.Atividade completaPara introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.
4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A proposta irá abordar a conservação das massas em uma transformação química. Este é um tema importante para entendermos como a matéria se comporta em reações químicas. O objetivo é que os alunos sejam capazes de comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.Atividade completa5. Estudo de Caso:
A conservação das massas em uma transformação química é um princípio estabelecido por Antoine Lavoisier, conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Essa lei afirma que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados. Durante uma transformação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados para formar novas substâncias. Isso significa que a massa dos reagentes antes da reação deve ser igual à massa dos produtos após a reação. Esse princípio é universalmente válido e aplicável a qualquer reação química.Atividade completaA proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A conservação das massas em uma transformação química é um princípio estabelecido por Antoine Lavoisier, conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Essa lei afirma que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados. Durante uma transformação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados para formar novas substâncias. Isso significa que a massa dos reagentes antes da reação deve ser igual à massa dos produtos após a reação. Esse princípio é universalmente válido e aplicável a qualquer reação química.Atividade completaA proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.
7. Rotação por estações:
Antes de iniciar a aula, contextualize o tema da conservação das massas em uma transformação química, explicando que a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos na reação química. É importante utilizar exemplos práticos, como a queima de papel ou a oxidação do ferro, para facilitar a compreensão dos alunos.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.Atividade completaPara introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: