Conservação das massas em uma transformação química

Nesta aula de Ciências vamos aprender sobre a conservação das massas em uma transformação química. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?

    "Num recipiente ______, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos ______".

    A) aberto; produtos.

    B) aberto; reagentes.

    C) fechado; produtos.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

    Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.

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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A proposta irá abordar a conservação das massas em uma transformação química. Este é um tema importante para entendermos como a matéria se comporta em reações químicas. O objetivo é que os alunos sejam capazes de comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
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  5. 5. Estudo de Caso:

    A conservação das massas em uma transformação química é um princípio estabelecido por Antoine Lavoisier, conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Essa lei afirma que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados. Durante uma transformação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados para formar novas substâncias. Isso significa que a massa dos reagentes antes da reação deve ser igual à massa dos produtos após a reação. Esse princípio é universalmente válido e aplicável a qualquer reação química.

    A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A conservação das massas em uma transformação química é um princípio estabelecido por Antoine Lavoisier, conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Essa lei afirma que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados. Durante uma transformação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados para formar novas substâncias. Isso significa que a massa dos reagentes antes da reação deve ser igual à massa dos produtos após a reação. Esse princípio é universalmente válido e aplicável a qualquer reação química.

    A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

    Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.

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  7. 7. Rotação por estações:

    Antes de iniciar a aula, contextualize o tema da conservação das massas em uma transformação química, explicando que a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos na reação química. É importante utilizar exemplos práticos, como a queima de papel ou a oxidação do ferro, para facilitar a compreensão dos alunos.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

    Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.

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