Aula sobre Conservacao Das Massas Em Uma Transformacao Quimica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.
Etapa 1 - Contextualização
Apresentar a importância da conservação das massas em uma transformação química;Explicar o conceito de massa e sua relação com a química;
Apresentar exemplos práticos de transformações químicas que envolvem a conservação das massas.
Etapa 2 - Criação do diário de bordo
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos;Explicar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e a criação do diário de bordo;
Distribuir uma folha em branco para cada grupo e orientá-los a dividir a folha em três campos: problema, geração de alternativas e solução.
Etapa 3 - Problema
Orientar os grupos a pensar em um problema relacionado ao tema "Conservação das massas em uma transformação química";Cada grupo deve registrar o problema no campo correspondente em seu diário de bordo.
Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deve pensar em alternativas para solucionar o problema registrado;As alternativas devem ser registradas no campo correspondente em seu diário de bordo.
Etapa 5 - Solução
Os grupos devem escolher a melhor alternativa para solucionar o problema;A solução escolhida deve ser registrada no campo correspondente em seu diário de bordo.
Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma;Os grupos devem explicar o problema, as alternativas e a solução escolhida.
Etapa 7 - Avaliação
Os critérios de avaliação serão: participação nas discussões em grupo, registro correto das informações no diário de bordo, apresentação clara e objetiva do diário de bordo;
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas;
- Desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo;
- Incentivo à criatividade e inovação na resolução de problemas;
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Habilidade em estabelecer proporções entre as massas dos reagentes e produtos em uma transformação química.
- Compreensão da importância da conservação das massas em uma transformação química.
Ações do professor
- Orientação na metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos,
- Acompanhamento e correção dos diários de bordo,
- Mediação nas apresentações dos grupos;
Ações do aluno
- Trabalho em grupo,
- Registro correto das informações no diário de bordo,
- Apresentação do diário de bordo para a turma.