Aula sobre Conservacao Das Massas Em Uma Transformacao Quimica
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A conservação das massas em uma transformação química é um princípio estabelecido por Antoine Lavoisier, conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Essa lei afirma que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados. Durante uma transformação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados para formar novas substâncias. Isso significa que a massa dos reagentes antes da reação deve ser igual à massa dos produtos após a reação. Esse princípio é universalmente válido e aplicável a qualquer reação química.
A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema da aula e os objetivos a serem alcançados pelos alunos.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso sobre a reação de bicarbonato de sódio com vinagre, utilizando imagens e diagramas.Os alunos deverão observar a reação e preencher o template de infográfico com as lacunas necessárias.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações apresentadas no estudo de caso, comparando as quantidades de reagentes e produtos envolvidos na reação.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão, destacando as proporções entre as massas dos reagentes e produtos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos irão realizar uma atividade prática de queima de papel, comparando a massa do papel antes e depois da queima.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações obtidas na atividade prática, comparando as quantidades de massa antes e depois da queima.Etapa 7 - Conclusão
Faça a conclusão sobre a importância da conservação das massas em uma transformação química e como esse princípio pode ser aplicado em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o princípio da conservação das massas em uma transformação química.
- Comparar as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química.
- Estabelecer a proporção entre as massas dos reagentes e produtos em uma reação química.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Preenchimento correto do template de infográfico.
- Realização da atividade prática com precisão.
- Compreensão do princípio da conservação das massas em uma transformação química.
- Capacidade de estabelecer a proporção entre as massas dos reagentes e produtos em uma reação química.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Apresentar o estudo de caso e a atividade prática.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer a conclusão da aula.
Ações do aluno
- Observar a reação e preencher o template de infográfico.
- Discutir em grupo as informações apresentadas no estudo de caso.
- Realizar a atividade prática e comparar as quantidades de massa antes e depois da queima.
- Participar das discussões em grupo.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas.