Aula sobre Conservacao Das Massas Em Uma Transformacao Quimica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A conservação das massas em uma transformação química é um princípio estabelecido por Antoine Lavoisier, conhecido como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação das Massas. Essa lei afirma que a massa total dos reagentes em uma reação química é igual à massa total dos produtos formados. Durante uma transformação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados para formar novas substâncias. Isso significa que a massa dos reagentes antes da reação deve ser igual à massa dos produtos após a reação. Esse princípio é universalmente válido e aplicável a qualquer reação química.

A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.


  1. Etapa 1 - Divisão dos Grupos

    Dividir a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Tema

    Apresentar o tema "Conservação das massas em uma transformação química" e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e Preparação

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre um dos subtópicos e preparar argumentos para defender ou contestar a ideia central.

    O grupo a favor da conservação das massas apresentará seus argumentos e exemplos, destacando a lei da conservação das massas de Lavoisier.

    O grupo contra a conservação das massas apresentará seus argumentos e tentará contestar a lei, sugerindo exemplos de transformações químicas que experimentaram violá-la.


  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá 5 minutos para contestá-los. Em seguida, o grupo opositor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e o grupo defensor terá 5 minutos para contestá-los.

  5. Etapa 5 - Perguntas da Banca Julgadora

    A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Deliberação da Banca Julgadora

    A banca julgadora irá deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao concluir a aula, reforce a ideia central do tema e sua importância na compreensão das transformações químicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Compreender a importância da conservação das massas em uma transformação química.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Compreensão da ideia central do tema.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos durante o debate.
  • Concluir a aula reforçando a importância da conservação das massas em uma transformação química.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa e preparar argumentos para apresentar durante o debate.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e questionando os argumentos do grupo opositor.
  • Colaborar com o grupo durante todas as etapas da atividade.