Aula sobre Conservacao Das Massas Em Uma Transformacao Quimica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.
Etapa 1 - Divisão dos Grupos
Dividir a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Apresentação do Tema
Apresentar o tema "Conservação das massas em uma transformação química" e seus subtópicos.Etapa 3 - Pesquisa e Preparação
Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre um dos subtópicos e preparar argumentos para defender ou contestar a ideia central.O grupo a favor da conservação das massas apresentará seus argumentos e exemplos, destacando a lei da conservação das massas de Lavoisier.
O grupo contra a conservação das massas apresentará seus argumentos e tentará contestar a lei, sugerindo exemplos de transformações químicas que experimentaram violá-la.
Etapa 4 - Debate
O grupo defensor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá 5 minutos para contestá-los. Em seguida, o grupo opositor terá 5 minutos para apresentar seus argumentos e o grupo defensor terá 5 minutos para contestá-los.Etapa 5 - Perguntas da Banca Julgadora
A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados.Etapa 6 - Deliberação da Banca Julgadora
A banca julgadora irá deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 7 - Conclusão
Ao concluir a aula, reforce a ideia central do tema e sua importância na compreensão das transformações químicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
- Compreender a importância da conservação das massas em uma transformação química.
Critérios de avaliação
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
- Compreensão da ideia central do tema.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos durante o debate.
- Concluir a aula reforçando a importância da conservação das massas em uma transformação química.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa e preparar argumentos para apresentar durante o debate.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e questionando os argumentos do grupo opositor.
- Colaborar com o grupo durante todas as etapas da atividade.