Aula sobre Conservacao Das Massas Em Uma Transformacao Quimica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, contextualize o tema da conservação das massas em uma transformação química, explicando que a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos na reação química. É importante utilizar exemplos práticos, como a queima de papel ou a oxidação do ferro, para facilitar a compreensão dos alunos.

  1. Etapa 1 - Organização da atividade

    A metodologia proposta é Rotação por estações. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e prepare 3 estações de atividades diferentes, cada uma com um enfoque na conservação das massas em uma transformação química. Ao final de cada estação, os alunos preencherão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresentar o objetivo da aula e contextualizar o tema da conservação das massas em uma transformação química, utilizando exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Os alunos realizarão uma atividade prática em que irão observar a reação de bicarbonato de sódio e vinagre, medindo a quantidade de massa dos reagentes e dos produtos e comparando-as. Eles deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs ao final da atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a conservação das massas em uma transformação química e responderão a questões sobre o tema. Eles deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs ao final da atividade.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Os alunos realizarão uma atividade em grupo em que terão que equilibrar equações químicas, comparando as massas dos reagentes e dos produtos. Eles deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs ao final da atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Oriente o grupo para o momento de reflexão sobre as atividades realizadas nas estações, destacando a importância da conservação das massas em uma transformação química.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão preencher um questionário sobre a aula, avaliando o que mais gostaram, o que acharam difícil e o que poderia ser melhorado. Essas informações serão úteis para aprimorar as próximas aulas.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Apresente um breve resumo da aula, reforçando a importância da conservação das massas em uma transformação química para a compreensão de outras reações químicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comparar quantidades de reagentes e produtos em uma transformação química.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão e a avaliação crítica sobre as atividades realizadas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão e aplicação correta do conceito de conservação das massas em uma transformação química.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e preparar as estações de atividades.
  • Promover a discussão em grupo sobre as atividades realizadas.
  • Utilizar as informações do questionário de avaliação para aprimorar as próximas aulas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Preencher corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreender e aplicar corretamente o conceito de conservação das massas em uma transformação química.