Aula sobre Conservacao Das Massas Em Uma Transformacao Quimica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A proposta é que os alunos comparem as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Para introduzir o tema, você pode utilizar exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no dia a dia dos alunos, como a queima de um papel, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros. É importante destacar que, em todas essas transformações, a quantidade de massa dos reagentes é igual à quantidade de massa dos produtos, ou seja, a massa é conservada.


  1. Etapa 1 - Preparação dos alunos

    Apresentar o tema "Conservação das massas em uma transformação química" e explicar a importância do assunto. Em seguida, propor aos alunos que observem e analisem transformações químicas que ocorrem no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Observação de transformações químicas

    Os alunos deverão observar algumas transformações químicas que ocorrem no dia a dia, como a queima de uma vela, a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio, entre outras. Durante a observação, os alunos deverão identificar as massas dos reagentes e produtos envolvidos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as transformações químicas observadas, identificando as massas dos reagentes e produtos envolvidos. Oriente a discussão e esclareça as dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deverá ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Estabelecimento de proporções entre as massas dos reagentes e produtos

    Os alunos irão estabelecer proporções entre as massas dos reagentes e produtos das transformações químicas observadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados da atividade, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho na atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Para avaliar o desempenho dos alunos na atividade, considere os critérios estabelecidos. Em seguida, forneça o feedback para os alunos sobre o desempenho na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e análise dos alunos.
  • Compreender a importância da conservação das massas em uma transformação química.
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer proporções entre as massas dos reagentes e produtos em uma transformação química.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Habilidade em estabelecer proporções entre as massas dos reagentes e produtos em uma transformação química.
  • Compreensão da importância da conservação das massas em uma transformação química.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema, explicando a importância da conservação das massas em uma transformação química.
  • Propor atividades que estimulem a observação e análise dos alunos sobre transformações químicas.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos alunos durante a atividade.
  • Fornecer feedback para os alunos sobre o desempenho na atividade.

Ações do aluno

  • Observar e analisar transformações químicas, identificando as massas dos reagentes e produtos envolvidos.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Estabelecer proporções entre as massas dos reagentes e produtos em uma transformação química.
  • Compreender a importância da conservação das massas em uma transformação química.