Conservação dos solos

Essa aula de Geografia é sobre a conservação dos solos. Acompanhe o vídeo, e anote as informações importantes. Bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que significa conservação do solo?

    A) Manter o solo sem nenhuma ação humana sobre ele.

    B) Buscar soluções que protegem os solos sem garantir alimentos suficientes pra todas as pessoas.

    C) Buscar soluções que protegem os solos e garantam alimentos suficientes pra todas as pessoas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a nossa sociedade. Através da preservação do solo, é possível garantir a produção de alimentos, a manutenção da biodiversidade e a prevenção de desastres naturais, como erosões e deslizamentos de terra. É importante que os estudantes compreendam a relação entre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais para entenderem como a conservação do solo pode ser aplicada na prática. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de relacionar conceitos e aprofundar o conhecimento sobre o assunto.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a vida no planeta Terra. O solo é um recurso natural finito e essencial para a produção de alimentos e manutenção da biodiversidade. Porém, a ação humana tem causado erosão, compactação, salinização e desertificação do solo, o que pode levar à diminuição da produtividade agrícola e à degradação ambiental. Nesta aula, vamos trabalhar a relação entre os padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, para entender como eles influenciam na conservação do solo. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a manutenção da qualidade de vida das pessoas. Através da compreensão dos diferentes tipos de solo, dos padrões climáticos, do relevo e das formações vegetais, podemos entender melhor a importância de cuidar do solo para garantir sua fertilidade e evitar a erosão. Nesta aula, vamos trabalhar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, com base em critérios pré-definidos.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a sustentabilidade do planeta e para a manutenção da vida. É fundamental que os estudantes compreendam a importância de preservar e cuidar do solo, evitando práticas que possam prejudicar a sua qualidade. Nesta aula utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, entendendo como as pessoas se relacionam com o solo e como suas ações podem afetar a qualidade do mesmo.
    Atividade completa
  7. 7. Estudo de Caso:

    A conservação dos solos é um tema extremamente importante para a nossa sociedade. Os solos são a base da produção de alimentos e da manutenção da biodiversidade, além de serem fundamentais para a manutenção dos recursos hídricos. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para identificar um problema relacionado à conservação dos solos. A partir disso, deverão levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e apresentar soluções para o problema.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A conservação dos solos é um tema muito importante para a Geografia e para a nossa vida cotidiana. Os solos são fundamentais para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade e para a qualidade da água. No entanto, muitas vezes não damos a devida atenção a esse recurso tão valioso. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos se envolvam de forma mais ativa e participativa no processo de aprendizagem. Para isso, vamos criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador. Cada grupo terá um papel importante no desenvolvimento do tema e seus subtópicos, que serão apresentados de forma clara e didática para os estudantes.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: