Aula sobre Conservacao Dos Solos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para a manutenção da qualidade de vida das pessoas. Através da compreensão dos diferentes tipos de solo, dos padrões climáticos, do relevo e das formações vegetais, podemos entender melhor a importância de cuidar do solo para garantir sua fertilidade e evitar a erosão. Nesta aula, vamos trabalhar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, com base em critérios pré-definidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique sua importância. Os alunos serão convidados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupos

    Cada grupo deve pesquisar sobre os diferentes tipos de solo, padrões climáticos, relevo e formações vegetais. Para isso, forneça materiais e recursos para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo critérios como, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher a avaliação com uma nota de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e seu modelo de avaliação por pares para a turma. Os demais alunos deverão preencher o modelo com base na apresentação do grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as avaliações recebidas e tentar identificar pontos fortes e pontos fracos em suas apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância da conservação dos solos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a criação de um modelo de avaliação por pares.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e dar feedback construtivo aos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Fornecer materiais e recursos para auxiliar na pesquisa.
  • Estimular a criação do modelo de avaliação por pares.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e a criação do modelo de avaliação.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de solo, padrões climáticos, relevo e formações vegetais.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar suas pesquisas e seu modelo de avaliação por pares para a turma.