Aula sobre Conservacao Dos Solos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a nossa sociedade. Através da preservação do solo, é possível garantir a produção de alimentos, a manutenção da biodiversidade e a prevenção de desastres naturais, como erosões e deslizamentos de terra. É importante que os estudantes compreendam a relação entre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais para entenderem como a conservação do solo pode ser aplicada na prática. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em pares para criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de relacionar conceitos e aprofundar o conhecimento sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema da conservação dos solos e explicar como a metodologia Aprendizagem Entre Pares será aplicada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em pares e receberão uma folha de papel para criar seu mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Ideia central

    Os alunos deverão escolher uma ideia central para o mapa conceitual, que será o tema principal a ser desenvolvido. Exemplo: "Importância da conservação dos solos".

  3. Etapa 3 - Sub-ideias de primeiro nível

    Cada par de alunos deverá criar 4 sub-ideias relacionadas à ideia central. Exemplo: "Erosão do solo", "Biodiversidade", "Produção de alimentos", "Desastres naturais".

  4. Etapa 4 - Sub-ideias de segundo nível

    A partir das sub-ideias de primeiro nível, os alunos deverão criar 2 sub-ideias para cada uma delas, aprofundando o conhecimento sobre o tema. Exemplo: "Erosão do solo": "Causas da erosão", "Prevenção da erosão".

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada par de alunos deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, o professor deverá conduzir uma discussão em grupo sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas ideias e dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deverá fazer uma breve conclusão sobre o tema, destacando a importância da conservação dos solos e como os alunos podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Incentivar os alunos a aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Aprofundamento do conhecimento sobre o tema.
  • Participação e engajamento dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo, incentivando a participação de todos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o mapa conceitual.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o tema através das sub-ideias de segundo nível.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.