Aula sobre Conservacao Dos Solos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A conservação dos solos é um tema de extrema importância para a sustentabilidade do planeta e para a manutenção da vida. É fundamental que os estudantes compreendam a importância de preservar e cuidar do solo, evitando práticas que possam prejudicar a sua qualidade. Nesta aula utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, entendendo como as pessoas se relacionam com o solo e como suas ações podem afetar a qualidade do mesmo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando e contextualizando o tema "Conservação dos solos", explicando a sua importância para a vida no planeta e como as ações humanas podem afetar a qualidade do mesmo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Dividida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique como a metodologia Design será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, e o objetivo é compreender como as pessoas se relacionam com o solo e como suas ações podem afetar a qualidade do mesmo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as informações levantadas no mapa de empatia, buscando entender como as ações humanas podem afetar a qualidade do solo e como a conservação do mesmo é importante para a sustentabilidade do planeta.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de como a conservação dos solos pode ser feita, como a utilização de técnicas de plantio direto, rotação de culturas, entre outras. Será explicado como essas técnicas contribuem para a preservação do solo e como elas estão relacionadas com o clima, relevo e formações vegetais.

  6. Etapa 6 - Criação de um plano de ação

    Cada grupo irá criar e apresentar um plano de ação para a conservação dos solos em sua comunidade. Serão discutidas as melhores práticas para a preservação do solo e como elas podem ser aplicadas na vida cotidiana.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância da preservação e da conservação dos solos em sua comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e no plano de ação.
  • Qualidade do plano de ação criado pelo grupo.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da conservação dos solos.
  • Utilização correta da metodologia Design Thinking.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre a conservação dos solos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e no plano de ação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Utilizar a metodologia Design Thinking para desenvolver a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um plano de ação para a conservação dos solos.
  • Compartilhar ideias e opiniões com o grupo.
  • Utilizar a criatividade e o pensamento crítico para desenvolver o plano de ação.