Aula sobre Conservacao Dos Solos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A conservação dos solos é um tema extremamente importante para a nossa sociedade. Os solos são a base da produção de alimentos e da manutenção da biodiversidade, além de serem fundamentais para a manutenção dos recursos hídricos. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para identificar um problema relacionado à conservação dos solos. A partir disso, deverão levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e apresentar soluções para o problema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da conservação dos solos. Pode ser utilizado um vídeo ou imagens para ilustrar a importância dos solos para a vida no planeta.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 alunos e, cada grupo deverá escolher um tema relacionado à conservação dos solos. O professor pode sugerir alguns temas, como erosão, desmatamento, uso excessivo de agrotóxicos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Cada grupo deve realizar pesquisas e, se possível, realizar entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. O professor pode indicar fontes confiáveis para pesquisa e auxiliar na elaboração de perguntas para as entrevistas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os alunos deverão analisar o contexto do problema e identificar as causas e consequências.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar soluções para o problema identificado e discutir em conjunto com a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor apresenta uma conclusão do assunto, focando na importância da conservação dos solos, com base na produção de alimentos e na manutenção da biodiversidade

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações de fontes confiáveis.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre problemas relacionados à conservação dos solos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e coleta de informações.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Qualidade da apresentação das soluções para o problema identificado.
  • Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.
  • Uso de fontes confiáveis e coerência das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar na pesquisa e coleta de informações.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a apresentação de soluções.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à conservação dos solos.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisa e coleta de informações de fontes confiáveis.
  • Analisar criticamente o problema identificado e apresentar soluções.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.