Aula sobre Conservacao Dos Solos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A conservação dos solos é um tema muito importante para a Geografia e para a nossa vida cotidiana. Os solos são fundamentais para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade e para a qualidade da água. No entanto, muitas vezes não damos a devida atenção a esse recurso tão valioso. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos se envolvam de forma mais ativa e participativa no processo de aprendizagem. Para isso, vamos criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador. Cada grupo terá um papel importante no desenvolvimento do tema e seus subtópicos, que serão apresentados de forma clara e didática para os estudantes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Conservação dos solos" e seus principais objetivos. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador. Cada grupo irá escolher um líder e definir os papéis de cada membro.Etapa 3 - Pesquisa e preparação dos argumentos
Cada grupo irá pesquisar e preparar seus argumentos sobre o tema e seus subtópicos: os benefícios e os malefícios do uso de agrotóxicos e a manutenção da saúde dos solos. A banca julgadora irá preparar as perguntas para os grupos defensor e opositor.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo mediador irá mediar o debate e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar.Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora
A banca julgadora irá se reunir para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 6 - Conclusão e reflexão
O professor irá fazer uma reflexão sobre o debate e a importância da conservação dos solos. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como podem contribuir para a preservação do solo em seu cotidiano.Etapa 7 - Tarefa de casa
Os alunos serão convidados a fazer uma pesquisa sobre a relação entre a conservação dos solos e a produção de alimentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da conservação dos solos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração dos alunos durante o debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade da banca julgadora em avaliar e deliberar sobre os argumentos apresentados.
- Reflexão crítica sobre a importância da conservação dos solos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e didática.
- Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
- Mediar o debate e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar.
- Fazer uma reflexão sobre o debate e a importância da conservação dos solos.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar seus argumentos sobre o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente do debate e colaborar com os demais membros do grupo.
- Refletir criticamente sobre a importância da conservação dos solos.