Aula sobre Conservacao Dos Solos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A conservação dos solos é um tema muito importante para a Geografia e para a nossa vida cotidiana. Os solos são fundamentais para a produção de alimentos, para a manutenção da biodiversidade e para a qualidade da água. No entanto, muitas vezes não damos a devida atenção a esse recurso tão valioso. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos se envolvam de forma mais ativa e participativa no processo de aprendizagem. Para isso, vamos criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador. Cada grupo terá um papel importante no desenvolvimento do tema e seus subtópicos, que serão apresentados de forma clara e didática para os estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Conservação dos solos" e seus principais objetivos. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador. Cada grupo irá escolher um líder e definir os papéis de cada membro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação dos argumentos

    Cada grupo irá pesquisar e preparar seus argumentos sobre o tema e seus subtópicos: os benefícios e os malefícios do uso de agrotóxicos e a manutenção da saúde dos solos. A banca julgadora irá preparar as perguntas para os grupos defensor e opositor.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo mediador irá mediar o debate e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora irá se reunir para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão e reflexão

    O professor irá fazer uma reflexão sobre o debate e a importância da conservação dos solos. Os alunos serão incentivados a pensar sobre como podem contribuir para a preservação do solo em seu cotidiano.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos serão convidados a fazer uma pesquisa sobre a relação entre a conservação dos solos e a produção de alimentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da conservação dos solos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade da banca julgadora em avaliar e deliberar sobre os argumentos apresentados.
  • Reflexão crítica sobre a importância da conservação dos solos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  • Mediar o debate e garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar.
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e a importância da conservação dos solos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar seus argumentos sobre o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente do debate e colaborar com os demais membros do grupo.
  • Refletir criticamente sobre a importância da conservação dos solos.