Aula sobre Constituicao Dos Atomos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicie a aula contextualizando o tema para os alunos. Explique que os átomos são as unidades básicas da matéria e que todos os objetos que vemos e tocamos são compostos por átomos. Então, fale que a ciência da química é baseada na compreensão da estrutura dos átomos e moléculas. Para efeito de comparação, mencionar o fogo como energia e explicar que é intangível, pois não possui átomos, pode ser interessante.
Exemplo prático:
Para ajudar os alunos a visualizarem a estrutura dos átomos, use um modelo de átomo feito de frutas. Use uvas para representar os elétrons, um limão para representar o núcleo e cascas de laranja para representar os prótons e nêutrons.
Etapa 1 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Apresentação da atividade
Explique que cada grupo será responsável por criar um mapa conceitual sobre a constituição dos átomos.Etapa 3 - Definição da ideia central
Peça aos alunos que escolham uma ideia central para o mapa conceitual, por exemplo, "Estrutura dos átomos".Etapa 4 - Distribuição dos materiais
Forneça aos alunos materiais ou meios de pesquisa para 8 sub-ideias relacionadas à ideia central, por exemplo, "Elétrons", "Prótons", "Nêutrons", "Modelos atômicos", "Tabela periódica", "Estrutura do núcleo", "Isótopos" e "Radioatividade".Etapa 5 - Aprofundando em sub-temas
Apresente aos alunos dois níveis de profundidade para cada sub-ideia, por exemplo, "Elétrons" pode ter como profundidade "Distribuição eletrônica" e "Carga elétrica". Depois, forneça materiais para que eles façam uma breve pesquisa sobre esses conceitos.Etapa 6 - Criação dos mapas conceituais
Peça aos grupos que criem o mapa conceitual em papel sulfite utilizando canetas coloridas.Etapa 7 - Apresentação dos mapas conceituais
Peça aos grupos que apresentem seus mapas conceituais para a turma e expliquem cada sub-ideia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comunicar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Correção e clareza das informações presentes no mapa conceitual.
- Criatividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a colaboração e a criatividade entre os alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva para a turma.