Aula sobre Constituicao Dos Atomos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A constituição dos átomos é um tema fundamental para a compreensão da estrutura da matéria. É possível encontrar exemplos desse tema em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na produção de energia elétrica, na medicina e na tecnologia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena" e “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema da aula, explicando a importância da constituição dos átomos para a compreensão da matéria. Apresente aos alunos exemplos práticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia Cultura Maker

    Explique a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula. Apresente exemplos práticos de como a metodologia pode ser utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Os grupos criarão um modelo da Dinâmica dos 3 Qs que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova com a turma uma discussão sobre os modelos apresentados e peça aos alunos sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Apresentação final

    Os grupos apresentarão seus modelos finais para a turma e você fará uma avaliação geral da atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça conclusão sobre a aula e reforce a importância da constituição dos átomos para a compreensão da estrutura da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar suas próprias atividades.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Coerência entre os campos da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de avaliar a própria atividade.

Ações do professor

  • Explicar a importância da constituição dos átomos para a compreensão da estrutura da matéria.
  • Apresentar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar a atividade de forma geral.

Ações do aluno

  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs
  • Participar e colaborar em grupo.
  • Apresentar o modelo final para a turma.
  • Avaliar a própria atividade.