Aula sobre Constituicao Dos Atomos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, a contextualização será apresentada aos alunos na etapa 2, no intuito de realizar uma breve retrospectiva histórica sobre a evolução do átomo.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos devem registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema em um template de registro de aprendizagem. Aproveite para provocar e descobrir dúvidas provenientes das pesquisas e use como trampolim para a contextualização e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Contextualização e Apresentação de exemplos práticos

    Utilize modelos de átomos e moléculas, para demonstrar a constituição dos átomos e como eles se unem para formar moléculas. Faça uma breve retrospectiva histórica sobre a evolução do modelo atômico e como a ciência chegou ao conhecimento atual. Lembre de apresentar os conceitos matéria e energia.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupos sobre os exemplos apresentados e como eles se relacionam com o modelo atômico atual. É interessante que percebam o que foi aproveitado de cada teoria até os dias atuais.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre modelos atômicos

    Os alunos devem pesquisar sobre os modelos atômicos propostos ao longo da história, agora de forma mais profunda, e como eles evoluíram até o modelo atual.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados de sua pesquisa e como os modelos evoluíram.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem registrar suas aprendizagens e como elas se relacionam com suas expectativas iniciais no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos. Uma sugestão é criar uma rubrica previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação dos resultados.
  • Capacidade de relacionar os modelos atômicos com a evolução histórica da ciência.
  • Participação dos membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e recursos analógicos para auxiliar na compreensão do tema.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Orientar a pesquisa e a apresentação dos resultados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma colaborativa.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.