Aula sobre Constituicao Dos Atomos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A constituição dos átomos é um tema fundamental em Ciências, pois permite entender como a matéria é formada. Os átomos são as unidades básicas da matéria e são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. Essa estrutura é importante para entendermos como os elementos químicos se comportam e como as reações químicas ocorrem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão realizar atividades relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da constituição dos átomos. Faça uma revisão sobre a estrutura dos átomos e sua evolução histórica.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Modelos atômicos

    Os alunos irão construir modelos atômicos utilizando materiais como massinha de modelar, palitos de dente e papel. O objetivo é que os alunos entendam como os modelos atômicos foram desenvolvidos ao longo do tempo e como eles se relacionam com a estrutura dos átomos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Composição de átomos

    Os alunos irão realizar uma atividade experimental para identificar a composição dos átomos. Será utilizado o modelo de Thomson para explicar a presença de elétrons nos átomos e como eles se relacionam com a carga elétrica.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Moléculas simples

    Os alunos irão construir moléculas simples utilizando materiais como balões e canudos. O objetivo é que os alunos entendam como as moléculas são formadas e como elas se relacionam com a estrutura dos átomos.

  5. Etapa 5 - Retomada de conceitos

    Retome os conceitos apresentados nas estações e fazer uma síntese do que foi aprendido.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Será feita uma discussão sobre a importância da constituição dos átomos e como esse conhecimento pode ser aplicado no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Finalize a aula, fazendo um síntese dos assuntos destacados na discussão e demonstrando a importância da compreensão da matéria para os avanços da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na construção de modelos e moléculas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar conceitos científicos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Habilidade em construir modelos atômicos e moléculas simples.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da constituição dos átomos.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer uma síntese dos conceitos apresentados e retomar os pontos principais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Construir modelos atômicos e moléculas simples.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados.