Aula sobre Constituicao Dos Atomos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, a contextualização será apresentada na etapa 2, para explicar aos alunos o conceito de átomos e sua constituição.

  1. Etapa 1 - Atividade de pré-aula

    Antes da aula, os alunos devem receber um material de pesquisa que contenha informações sobre a estrutura do átomo e suas partículas subatômicas. Eles devem ler e fazer anotações para que possam criar um mapa conceitual durante a aula.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Inicie a aula contextualizando o assunto, explicando que átomos são as unidades básicas da matéria e que compõem todos os objetos que vemos e tocamos, além da sua evolução histórica. É importante que apresentar exemplos práticos para que os alunos entendam a aplicação do tema no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida - Nível 1

    Na primeira etapa da aula, os alunos devem criar o mapa conceitual com a ideia central "Constituição dos Átomos" e as sub-ideias "Partículas subatômicas", "Modelos atômicos" e "Evolução histórica". O professor deve fornecer materiais (papéis, canetas coloridas e fitas adesivas) aos alunos.

  4. Etapa 4 - Aula expositiva - Nível 1

    Após a criação do mapa, o professor deve fazer uma aula expositiva sobre as partículas subatômicas, modelos atômicos e evolução histórica. Leve objetos redondos com tamanhos diferentes para tornar palpável os modelos atômicos. Por exemplo: limão para representar núcleo indivisível e maciço, um cacho redondinho de uvas escuras para núcleo com prótons, uvas verdes para nêutrons e para ilustrar os elétrons feijões.

  5. Etapa 5 - Sala de aula invertida - Nível 2

    Na segunda etapa da aula, os alunos devem aprofundar o mapa conceitual com as sub-ideias "Elétrons", "Prótons", "Nêutrons", "Modelo de Thomson", "Modelo de Rutherford", "Modelo de Bohr", "Modelo atual" e "Aplicações". Forneça materiais para que os alunos possam criar as sub-ideias e conectá-las com as ideias centrais.

  6. Etapa 6 - Atividade em grupo

    Após a criação do mapa conceitual, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher uma aplicação prática do estudo dos átomos. Eles devem fazer uma pesquisa e apresentar para a turma, explicando como o estudo dos átomos é importante para a aplicação escolhida.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na atividade em grupo e na apresentação. Para isso, é interessante manter-se presente nos grupos durante todo o processo para sanar dúvidas. Também é importante avaliar a compreensão dos alunos sobre a Constituição dos Átomos e sua evolução histórica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica."
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e apresentação em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do mapa conceitual.
  • Participação na atividade em grupo.
  • Compreensão do tema.
  • Qualidade da apresentação.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto.
  • Fornecer materiais para a criação do mapa conceitual.
  • Fazer uma aula expositiva com exemplos práticos e analogias.
  • Avaliar a participação dos alunos na criação do mapa conceitual, na atividade em grupo e na apresentação.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e fazer anotações sobre o tema antes da aula.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Participar da atividade em grupo.
  • Fazer uma pesquisa sobre uma aplicação prática do estudo dos átomos.
  • Apresentar para a turma a aplicação escolhida.