Aula sobre Construcao De Poligonos Atraves De Bissetriz E Mediatriz
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Inicie a aula citando que a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz é um tema importante na geometria, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de construção e visualização de figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão entender melhor as necessidades e desejos dos usuários de polígonos, e assim, desenvolverem suas habilidades de construção.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz para a resolução de exercícios com mais de uma variável, além de serem utilizadas em cálculos mais complexos na engenharia, arquitetura, etc.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz.Exemplo:
O que ele pensa e sente?
O que ele fala e faz?
O que ele escuta?
O que ele vê?
Dores:
Ganhos:
Etapa 3 - Reconhecimento de equações polinomiais de 2º grau
Apresente exemplos de cálculos matemáticos envolvendo construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz para os alunos. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.Etapa 4 - Prototipação
Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regularesEtapa 5 - Teste
Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.Etapa 6 - Apresentação
Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de construção e visualização de figuras geométricas.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Desenvolver a empatia e a compreensão das necessidades e desejos dos usuários.
Critérios de avaliação
- Habilidade na construção de mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
- Criatividade na solução dos problemas apresentados.
- Capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar as soluções encontradas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da construção de polígonos através de bissetriz e mediatriz.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a discussão em grupo e a reflexão final.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
- Construir mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.
- Apresentar os resultados e explicar como eles atendem às necessidades e desejos dos usuários.
- Discutir em grupo as diferentes soluções apresentadas.