Aula sobre Construcao De Poligonos Atraves De Bissetriz E Mediatriz

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a construção de polígonos por meio da bissetriz e da mediatriz é um tema importante na geometria, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de construção e visualização espacial. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Fale que, nesta aula, os alunos irão aprender a construir polígonos regulares utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e explique como será o processo de aprendizagem. Os alunos irão criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. "O que eu já sei sobre construção de polígonos por meio da bissetriz e da mediatriz?" Faça uma breve revisão sobre o conceito depolígonos,bissetriz e mediatriz. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Contextualize o tema, apresentando exemplos de polígonos regulares e como eles são utilizados em diversas áreas. Os alunos irão participar da discussão e poderão compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios.

  3. Etapa 3 - Construção de polígonos em grupos

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas sobre o tema. Eles irão utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir polígonos regulares de diferentes tamanhos e formas. Auxilie-os na construção e apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.

  5. Etapa 5 - Check-out

    No campo do ‘Check-out’ do _template_, os alunos irão registrar o que aprenderam na aula e como aplicar esse conhecimento em suas vidas. Faça uma breve revisão sobre os conceitos abordados na aula. Avalie o registro de aprendizagem dos alunos e dê feedbacks.

  6. Etapa 6 - Atividade online

    Os alunos irão acessar uma atividade online para praticar a construção de polígonos regulares. Disponibilize o link da atividade e auxilie-os na realização da atividade.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir novamente nos grupos iniciais para discutir as dificuldades encontradas na atividade online e compartilhar suas estratégias de resolução. Auxilie-os na discussão e mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Reflexão e finalização

    Finalize a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre construção de polígonos por meio da bissetriz e da mediatriz e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de construção e visualização espacial.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Aplicar a metodologia do Ensino Híbrido para permitir mais autonomia aos alunos.
  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Estimular a colaboração e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir polígonos regulares utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Participação ativa nas atividades presenciais e online.
  • Qualidade do registro de aprendizagem.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Colaboração e participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como será o processo de aprendizagem.
  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar os alunos na construção de polígonos regulares.
  • Disponibilizar atividades online para praticar o tema.
  • Avaliar o registro de aprendizagem dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades presenciais e online.
  • Construir polígonos regulares utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Registrar o que aprenderam na aula e como aplicarão esse conhecimento em suas vidas.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar suas estratégias de resolução.
  • Colaborar com os colegas e auxiliá-los na construção de polígonos regulares.