Aula sobre Construcao De Poligonos Atraves De Bissetriz E Mediatriz

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie falando para os alunos que a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz é um tema importante na geometria, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de desenho e visualização espacial. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, cite que os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e resolução de problemas, além de aplicar a construção de polígonos em um contexto real.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ‘Estudo de Caso’ será aplicada. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça para cada grupo escolher um tema relacionado à construção de polígonos para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar pesquisas em fontes diversas, como livros, internet, entrevistas com pessoas reais, entre outras. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Auxilie os alunos na interpretação dos dados e na identificação de possíveis soluções. Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar para a turma. Auxilie os alunos na análise dos dados e na elaboração de conclusões.

  5. Etapa 5 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e resolução de problemas.
  • Aplicar a construção de polígonos em um contexto real.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema.
  • Coleta de informações relevantes e confiáveis.
  • Análise crítica dos dados e elaboração de conclusões.
  • Propostas de soluções viáveis e criativas.
  • Qualidade e clareza dos infográficos produzidos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema.
  • Auxiliar os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Estimular a análise crítica dos dados e a elaboração de conclusões.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar os infográficos e os grupos nas discussões.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à construção de polígonos.
  • Realizar pesquisas em fontes diversas.
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema.
  • Propor soluções viáveis e criativas.
  • Criar infográficos para disseminar as informações obtidas durante a pesquisa.