Aula sobre Construcao De Poligonos Atraves De Bissetriz E Mediatriz
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula citando que a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz é um tema importante na geometria, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de construção e visualização espacial. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Diga que, nesta aula, os alunos irão compreender melhor o tema e desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, explicando o que é a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz e para que ela é utilizada. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam compreender a importância do tema.Etapa 2 - Introdução à Gamificação
Explique o que é Gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Apresente exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro
Divida os alunos em grupos para criarem um mapa de registro contendo os campos: ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. O objetivo é que os alunos possam utilizar a criatividade e a imaginação para criar um jogo que envolva o tema da aula.Etapa 4 - Desenvolvimento do Jogo
Os grupos irão desenvolver o jogo utilizando apenas recursos ofertados pelo professor como cartolina, canetas coloridas, dados, entre outros. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos de construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz de forma lúdica e divertida.Etapa 5 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os conceitos de construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz foram aplicados. Os demais alunos poderão jogar e avaliar o jogo.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Após a apresentação dos jogos, será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.Etapa 7 - Feedback e avaliação
Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de construção e visualização espacial.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Compreender a aplicação da construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz em diversas áreas.
Critérios de avaliação
- Criatividade na construção do jogo.
- Qualidade das perguntas e ações relacionadas ao tema.
- Coerência entre as perguntas e ações e o tema proposto.
- Clareza na explicação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Explicar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão dos alunos.
- Dar feedback sobre os jogos criados pelos alunos.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro relacionado ao tema.
- Responder corretamente às perguntas relacionadas ao tema.
- Executar as ações relacionadas ao tema.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Participar da discussão em grupo.