Aula sobre Construcao De Poligonos Atraves De Bissetriz E Mediatriz

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicia a aula citando aos alunos que a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz é um tema importante na geometria, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de construção e visualização espacial. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Fale que o objetivo é que eles possam desenvolver a habilidade de construir mediatrizes, bissetrizes, ângulos de 90.º, 60°, 45° e 30.º e polígonos regulares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia de rotação por estações irá funcionar. Além disso, contextualize o tema, mostrando exemplos práticos de como a construção de polígonos é importante em diversas áreas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção de mediatrizes

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para trabalharem em cada uma das estações. Nessa estação eles irão construir mediatrizes de segmentos de reta utilizando régua e compasso. Forneça exemplos práticos e dicas para a construção.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Construção de bissetrizes

    Nesta estação os alunos irão construir bissetrizes de ângulos utilizando régua e compasso. O professor irá fornecer exemplos práticos e dicas para a construção.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Construção de polígonos regulares

    Nesta estação os alunos irão construir polígonos regulares utilizando as mediatrizes e bissetrizes construídas anteriormente. Mostrer exemplos práticos e dicas para a construção.

  5. Etapa 5 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as grandezas criadas. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de construção e visualização espacial.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Contextualizar o tema e mostrar sua aplicação prática em diversas áreas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir mediatrizes e bissetrizes com precisão.
  • Capacidade de construir polígonos regulares utilizando as mediatrizes e bissetrizes.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia de rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e dicas para a construção de mediatrizes, bissetrizes e polígonos regulares.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fazer uma reflexão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Construir mediatrizes, bissetrizes e polígonos regulares com precisão.
  • Participar ativamente das atividades propostas.