Aula sobre Construcao De Poligonos Atraves De Bissetriz E Mediatriz

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula dizendo que a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz é um tema importante na geometria, pois permite aos alunos desenvolver habilidades de construção e visualização de figuras geométricas. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Fale que, nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de construir polígonos regulares utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualizar a importância da construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz. Em seguida, explique como funciona a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Selecione um texto que envolva a construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz e disponibilize-o para os alunos com antecedência. Os alunos devem ler o texto e identificar as informações relevantes para a aplicação da construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos de 3 a 5 alunos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de construção de polígonos por meio de bissetriz e mediatriz, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Os alunos poderão acompanhar a construção e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Prática em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para construir polígonos regulares utilizando bissetriz e mediatriz, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seu polígono construído e explicar o processo utilizado. Avalie a apresentação e dar feedbacks.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada, destacando os pontos positivos e negativos. Incentive os alunos a fazerem comentários e tirarem dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir polígonos regulares utilizando bissetriz e mediatriz.
  • Estimular a pesquisa e a criação de mapas conceituais pelos alunos.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
  • Incentivar a utilização de instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir polígonos regulares utilizando bissetriz e mediatriz.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e interação dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da apresentação oral dos alunos.
  • Utilização correta de instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Selecionar o vídeo para o estudo prévio dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de construção de polígonos.
  • Avaliar a apresentação dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
  • Pesquisar sobre o tema e criar um mapa conceitual.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias.
  • Construir polígonos regulares utilizando bissetriz e mediatriz.
  • Apresentar o polígono construído e explicar o processo utilizado.