Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como geometria analítica e cálculo. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design gráfico. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos e didáticos. Será explicado como a construção de polígonos no plano cartesiano é importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados e como essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas.Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como funciona essa metodologia e como os alunos devem preencher cada campo.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo irá definir um problema relacionado à construção de polígonos no plano cartesiano. Auxilie os alunos nessa etapa, fazendo perguntas e dando sugestões de problemas para ser resolvidos.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Os alunos devem utilizar os conhecimentos adquiridos sobre a construção de polígonos no plano cartesiano para criar soluções criativas e eficientes.Etapa 5 - Solução
Cada grupo irá escolher a melhor alternativa gerada na etapa anterior e irá apresentá-la para a turma. Avalie as soluções apresentadas e dê feedbacks.Etapa 6 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar na prática as transformações de polígonos no plano cartesiano. Apresente exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos nessa etapa.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos irão compartilhar suas experiências e aprendizados com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo.
- Aplicar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Habilidade dos alunos em aplicar na prática as transformações de polígonos no plano cartesiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Auxiliar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
- Avaliar as soluções apresentadas pelos grupos e dar feedbacks.
Ações do aluno
- Criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Definir um problema relacionado à construção de polígonos no plano cartesiano.
- Gerar alternativas para resolver o problema definido.
- Escolher a melhor alternativa gerada e apresentá-la para a turma.
- Aplicar na prática as transformações de polígonos no plano cartesiano.