Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como geometria analítica e cálculo. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design gráfico. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos, como a construção de plantas de casas e a criação de logotipos. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas.

  2. Etapa 2 - Exercícios práticos

    Os alunos, em duplas, irão realizar exercícios práticos de construção de polígonos no plano cartesiano, utilizando as transformações aprendidas na aula. Forneça exemplos e orientações para a realização dos exercícios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos, com outra dupla, irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na realização dos exercícios e trocar ideias sobre as soluções encontradas. Medie a discussão e forneça feedbacks.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Peça para que algumas duplas apresentem as resoluções na lousa.

  5. Etapa 5 - Correção

    Corrija as resoluções dos exercícios trazendo comentários dos alunos sobre as discussões em grupo.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da habilidade de construção de polígonos no plano cartesiano.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a construção de um polígono no plano cartesiano utilizando as transformações aprendidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na resolução dos exercícios.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolução dos exercícios.
  • Habilidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e na troca de ideias.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na resolução dos exercícios.
  • Fornecer exemplos práticos para a realização dos exercícios.
  • Mediar a discussão em grupo e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Resolver os exercícios propostps.
  • Realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.