Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como geometria analítica e cálculo. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design gráfico. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos, como a construção de plantas de casas e a criação de logotipos. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas.Etapa 2 - Exercícios práticos
Os alunos, em duplas, irão realizar exercícios práticos de construção de polígonos no plano cartesiano, utilizando as transformações aprendidas na aula. Forneça exemplos e orientações para a realização dos exercícios.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos, com outra dupla, irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na realização dos exercícios e trocar ideias sobre as soluções encontradas. Medie a discussão e forneça feedbacks.Etapa 4 - Apresentação
Peça para que algumas duplas apresentem as resoluções na lousa.Etapa 5 - Correção
Corrija as resoluções dos exercícios trazendo comentários dos alunos sobre as discussões em grupo.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da habilidade de construção de polígonos no plano cartesiano.Etapa 7 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a construção de um polígono no plano cartesiano utilizando as transformações aprendidas na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na resolução dos exercícios.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolução dos exercícios.
- Habilidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
- Participação dos alunos na discussão em grupo e na troca de ideias.
Ações do professor
- Orientar os alunos na resolução dos exercícios.
- Fornecer exemplos práticos para a realização dos exercícios.
- Mediar a discussão em grupo e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Resolver os exercícios propostps.
- Realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
- Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.