Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como a geometria analítica. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na programação de computadores. Nesta aula, os alunos aprenderão a realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos trabalharão em grupos para construir polígonos no plano cartesiano dado em uma folha pelo professor. Eles deverão realizar transformações nos polígonos, multiplicando as coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Cada grupo apresentará seus polígonos e as transformações realizadas para a turma. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre as transformações realizadas.

  4. Etapa 4 - Consolidação

    Os alunos trabalharão individualmente para resolver exercícios sobre transformações de polígonos no plano cartesiano.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos poderão fazer uma pesquisa ou resolver exercícios disponibilizados pelo professor sobre construção de polígonos no plano cartesiano e apresentar para a turma na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a explorar o tema, inclusive, realizando a atividade de casa para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre as transformações realizadas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir polígonos no plano cartesiano.
  • Habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios sobre transformações de polígonos no plano cartesiano.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre as transformações realizadas.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre as transformações realizadas.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Trabalhar em grupo para construir polígonos no plano cartesiano.
  • Resolver exercícios sobre transformações de polígonos no plano cartesiano.