Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão da geometria e da matemática como um todo. Essa habilidade é utilizada em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na programação de computadores. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Estudo de Caso será utilizada. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um tema relacionado à construção de polígonos no plano cartesiano.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos digitais para realizar as pesquisas, mas também pode ser disponibilizado textos impressos, livros ou outros materiais de apoio.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos irão analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções. Auxilie os alunos na interpretação dos dados e na elaboração de hipóteses.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão discutir e refletir sobre as informações e o contexto em busca de encontrar uma solução que caiba para o problema. Oriente os alunos na análise crítica dos dados e na identificação de possíveis discrepâncias.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos irão propor soluções para o problema identificado. Auxilie os alunos na elaboração de propostas viáveis e na apresentação das soluções para a turma.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas. Disponibilize o modelo do infográfico e avalie a qualidade dos infográficos e a clareza das informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos infográficos apresentados pelos grupos.
  • Clareza das informações apresentadas pelos grupos.
  • Participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a pesquisa.
  • Auxiliar os alunos na busca por fontes confiáveis e na interpretação dos dados coletados.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
  • Avaliar a qualidade dos infográficos apresentados pelos grupos.
  • Auxiliar os alunos na elaboração de propostas viáveis para o problema identificado.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à construção de polígonos no plano cartesiano.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e identificar as causas e possíveis soluções.
  • Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação.
  • Propor soluções para o problema identificado e apresentar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas.