Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como a geometria analítica. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na programação de computadores. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da construção de polígonos no plano cartesiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação das cartas

    Os alunos irão criar as cartas do jogo, sendo 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações. Forneça exemplos de perguntas e afirmações que podem ser utilizadas sobre o tema de construção de polígonos no plano cartesiano.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo, utilizando as cartas criadas na etapa 2. Auxilie os grupos na criação do jogo a partir das perguntas e afirmações elaboradas. Determine um tempo para a criação e entrega do jogo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e afirmações criadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, a turma irá discutir as perguntas e afirmações criadas pelos grupos, esclarecendo dúvidas e debatendo sobre os conceitos matemáticos envolvidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância da construção de polígonos no plano cartesiano. Separe um tempo para que os alunos joguem os jogos e façam o processo de aprendizado por meio da ação lúdica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão e o debate sobre os conceitos matemáticos envolvidos na construção de polígonos no plano cartesiano.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração das perguntas e afirmações do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração do grupo na criação do jogo.
  • Compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos na construção de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação na discussão e no debate sobre as perguntas e afirmações criadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo e na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão e o debate sobre os conceitos matemáticos envolvidos na construção de polígonos no plano cartesiano.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Criar as cartas do jogo.
  • Criar o jogo em grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão e do debate sobre as perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Compreender os conceitos matemáticos envolvidos na construção de polígonos no plano cartesiano.