Aula sobre Construcao De Poligonos No Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A construção de polígonos no plano cartesiano é uma habilidade importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como geometria analítica e cálculo. Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design gráfico. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da construção de polígonos no plano cartesiano. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a metodologia Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção de polígonos

    Nesta estação, os alunos irão construir polígonos no plano cartesiano utilizando papel quadriculado e lápis. Forneça as coordenadas dos vértices e os alunos deverão desenhar o polígono correspondente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Transformações de polígonos

    Nesta estação, os alunos irão realizar transformações de polígonos no plano cartesiano, multiplicando as coordenadas dos vértices por um número inteiro. Forneça exemplos práticos e os alunos deverão realizar as transformações em papel quadriculado.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação prática

    Nesta estação, os alunos irão aplicar as habilidades aprendidas nas estações anteriores em situações práticas. Forneça problemas que envolvam a construção e transformação de polígonos no plano cartesiano e os alunos deverão resolvê-los em grupo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam e como aplicarão essas habilidades em situações futuras.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância da construção de polígonos no plano cartesiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir polígonos no plano cartesiano.
  • Habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Construir polígonos no plano cartesiano.
  • Realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participar e colaborar nas atividades em grupo.