Aula sobre Construcao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A construção de quadriláteros é um tema importante na Matemática, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de representação gráfica e visualização espacial. Além disso, a construção de quadriláteros é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a construir quadriláteros utilizando instrumentos como régua e esquadro. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online, permitindo que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos de quadriláteros encontrados no cotidiano dos alunos, como placas de trânsito, telas de TV e monitores de computador. Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da construção de quadriláteros.

  3. Etapa 3 - Construção de quadriláteros

    Os alunos irão construir quadriláteros utilizando instrumentos como régua e esquadro. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de um retângulo e um losango.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos irão registrar o que aprenderam na aula, preenchendo o campo de Check-out em seu template de registro de aprendizagem. Avalie o que foi aprendido pelos alunos e dar feedbacks.

  5. Etapa 5 - Atividade online

    Os alunos irão acessar um software de desenho online e construir quadriláteros utilizando as ferramentas disponíveis. Disponibilize um tutorial para auxiliar os alunos na atividade. Caso tenha dificuldades de acesso na internet na escola ou em casa, disponibilize um vídeo sobre a construção de um desenho em um software.

  6. Etapa 6 - Check-in

    Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seu template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na atividade online.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando a construção de quadriláteros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de representação gráfica e visualização espacial.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir quadriláteros utilizando instrumentos como régua e esquadro, ou softwares de desenho.
  • Habilidade de representação gráfica e visualização espacial.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Disponibilizar materiais de apoio, como tutoriais e softwares de desenho online.
  • Dar feedbacks aos alunos sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Construir quadriláteros utilizando instrumentos como régua e esquadro, ou softwares de desenho.
  • Registrar o que foi aprendido em seu template de registro de aprendizagem.