Aula sobre Construcao De Quadrilateros
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A construção de quadriláteros é um tema importante na Matemática, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de representação gráfica e visualização espacial. Além disso, a construção de quadriláteros é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a construção de quadriláteros, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo que envolva a construção de quadriláteros.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupo para definir o nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações importantes para o jogador e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos irão desenvolver o jogo utilizando papel, lápis, régua e esquadro. Auxilie os alunos durante o processo de criação. Determine um tempo para que os alunos construam esse jogo.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo funciona e como a construção de quadriláteros é utilizada no jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles deverão avaliar os jogos dos colegas e dar sugestões de melhorias.Etapa 6 - Reflexão individual
Esse é o momento para que eles aprendam sobre construção de quadriláteros a partir da gamificação. Reserve um tempo em aula para que os alunos brinquem com seus jogos e interajam entre si.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades em construção de quadriláteros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e sugestão de melhorias.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Utilização correta dos instrumentos de construção de quadriláteros.
- Clareza na explicação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Reflexão individual sobre a atividade.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Auxiliar os alunos durante o processo de criação do jogo.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Avaliar os jogos dos alunos e dar feedbacks construtivos.
- Incentivar a reflexão individual sobre a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade em grupo.
- Utilizar corretamente os instrumentos de construção de quadriláteros.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Avaliar os jogos dos colegas e dar sugestões de melhorias.
- Realizar a reflexão individual sobre a atividade.