Aula sobre Construcao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A construção de quadriláteros é um tema importante na Matemática, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de representação gráfica e visualização espacial. Além disso, a construção de quadriláteros é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a construção de quadriláteros, utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo que envolva a construção de quadriláteros.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupo para definir o nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações importantes para o jogador e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos irão desenvolver o jogo utilizando papel, lápis, régua e esquadro. Auxilie os alunos durante o processo de criação. Determine um tempo para que os alunos construam esse jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo funciona e como a construção de quadriláteros é utilizada no jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos apresentados. Eles deverão avaliar os jogos dos colegas e dar sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Esse é o momento para que eles aprendam sobre construção de quadriláteros a partir da gamificação. Reserve um tempo em aula para que os alunos brinquem com seus jogos e interajam entre si.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades em construção de quadriláteros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e sugestão de melhorias.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Utilização correta dos instrumentos de construção de quadriláteros.
  • Clareza na explicação do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos durante o processo de criação do jogo.
  • Estimular a participação e colaboração em grupo.
  • Avaliar os jogos dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Incentivar a reflexão individual sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Utilizar corretamente os instrumentos de construção de quadriláteros.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Avaliar os jogos dos colegas e dar sugestões de melhorias.
  • Realizar a reflexão individual sobre a atividade.