Aula sobre Construcao De Quadrilateros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A construção de quadriláteros é um tema importante na Matemática, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de representação gráfica e visualização espacial. Além disso, a construção de quadriláteros é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a construir quadriláteros utilizando instrumentos como réguas e esquadros. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Os alunos irão assistir a uma vídeo-aula preparada pelo professor, na qual serão apresentados os conceitos básicos de construção de quadriláteros, como a definição de retas paralelas e perpendiculares, e as propriedades dos quadriláteros. A video-aula pode ser encontrada em sites como a aprendizap e deve se enviada pré-aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Envolva os alunos na aula entendendo seu pré-conhecimento. Apresente o tema da aula e contextualize a importância da construção de quadriláteros. Em seguida, apresente exemplos práticos de quadriláteros encontrados no cotidiano, como placas de trânsito, telas de TV e monitores de computador.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos de 3 a 4 pessoas e irão construir quadriláteros existentes no nosso cotidiano utilizando réguas e esquadros. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar o quadrilátero construído e explicar como foi feita a construção. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre a apresentação.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Explique como funciona a dinâmica e dê exemplos de perguntas que podem ser feitas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as respostas do template de Dinâmica dos 3 Qs e fazer sugestões para melhorar a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da construção de quadriláteros na Matemática e em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de representação gráfica e visualização espacial.
  • Aplicar conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir quadriláteros utilizando réguas e esquadros.
  • Participação ativa na atividade em grupo e na discussão em grupo.
  • Qualidade das respostas no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de quadriláteros encontrados no cotidiano.
  • Preparar uma vídeo-aula para apresentar os conceitos básicos de construção de quadriláteros.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Construir quadriláteros utilizando réguas e esquadros, ou softwares de desenho.
  • Participar ativamente na atividade em grupo e na discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.