Aula sobre Construcao De Vocabulario Ligado Ao Vestuario Roupas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos aprender sobre vocabulário relacionado a roupas em inglês. Esse é um tema importante para quem deseja se comunicar em inglês em situações cotidianas, como ir às compras ou escolher uma roupa para vestir. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem, criando um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, vamos começar com uma atividade de brainstorming, em que eles vão listar todas as palavras em inglês que conhecem relacionadas a roupas. Em seguida, vamos organizar essas palavras em um mapa conceitual, criando uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade.

  1. Etapa 1 - Criação de frases

    Peça que os alunos pesquisem textos que contenham vocabulário relacionado a roupas. Eles devem encontrar, no mínimo, 3 textos diferentes.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Em sala, peça que a turma liste todas as palavras em inglês que conhece relacionadas a roupas. Os estudantes terão 10 minutos para fazer essa lista individualmente e mais 10 minutos para compartilhar suas palavras com a turma. Em seguida, eles devem apresentar os textos pesquisados e as palavras encontradas na etapa anterior.

  3. Etapa 3 - Organização das palavras em um mapa conceitual

    Explique o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos de 4para criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a lista de palavras criada. Cada grupo deve criar uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos, pedindo que cada um comente sobre as palavras que foram incluídas no mapa e dando espaço para perguntas e discussões.

  5. Etapa 5 - Criação de frases

    Distribua algumas imagens de roupas e peça que os alunos criem frases em inglês utilizando as palavras que foram incluídas no mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Jogo de memória

    Crie um jogo de memória com imagens de roupas e suas respectivas palavras em inglês. Os alunos serão divididos em duplas e vão jogar o jogo, tentando memorizar as palavras em inglês que correspondem a cada imagem.

  7. Etapa 7 - Revisão

    Revise as palavras em inglês que foram aprendidas na aula e peça que os alunos criem uma lista com as palavras que ainda têm dificuldade em lembrar.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode deixar uma tarefa de casa para os alunos, pedindo que criem frases em inglês utilizando as palavras que foram aprendidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias e criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Qualidade das frases criadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer perguntas e incentivar a discussão durante a apresentação dos mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Listar palavras em inglês relacionadas a roupas.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Criar frases em inglês utilizando as palavras aprendidas na aula.